quinta-feira, 2 de julho de 2020

Válvula dispersora do Açude Orós tem vazão ampliada


A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aumentou a quantidade de água liberada pela válvula dispersora do Açude Orós de 300 litros por segundo para 1.400. A medida visa garantir o abastecimento das comunidades localizadas abaixo do reservatório.


O gerente regional da Cogerh em Iguatu, Anatarino Torres, explicou a necessidade da ampliação da oferta de água. “Nós precisamos perenizar quase 100 km de leito do rio Jaguaribe até chegar à captação de água para o abastecimento da cidade de Jaguaretama e também Jaguaribe, a localidade de Mapuá, Cruzeirinho e a cidade de Pereiro”, explicou.

Anatarino Torres explicou que, até então, a válvula estava aberta com vazão mínima. “Desde fevereiro passado que a válvula estava com liberação mínima de 300 litros por segundo, pois os rios Salgado e Jaguaribe estavam com água em seu leito por causa das chuvas, mas agora que as chuvas cessaram e o leito tende a secar, tivemos  que ampliar para 1.400 litros por segundos”, explicou. “Essa é a razão da mudança”.

Fonte: Blog Diário do Nordeste em 30 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário