quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Ceará atinge nível 'desejável' de alfabetização em todas as cidades, mas mantém desempenho 'crítico' em matemática



Pela primeira vez, todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização, em que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. As informações são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) de 2019. O desempenho em matemática, no entanto, segue em nível considerado "crítico".

Os dados foram apresentados na solenidade do Prêmio Escola Nota Dez, que aconteceu via transmissão online, por conta da pandemia, nesta terça-feira (11), data em que é comemorado o Dia do Estudante. A avaliação mostrou que 84,7% dos estudantes está dentro do desejável dos níveis de proficiência do Spaece Alfa, o valor era de 29,9% em 2007.

A avaliação também mostrou que estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental tiveram bom desempenho em Língua Portuguesa, no entanto, o nível em Matemática ainda é crítico.

De acordo com os resultados, 58% de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental obtiveram desempenho adequado em Língua Portuguesa, um crescimento de quatro pontos percentuais com relação a 2018. Em 2008, primeira vez que a avaliação foi realizada, o número era apenas 7%.

No caso do 9º ano, 24% dos estudantes da série apresentaram nível adequado, dado que também vem crescendo nos últimos anos. Em 2018, o número era 22%, enquanto que, em 2008, correspondia a somente 3%.


Nível crítico em Matemática

Apesar da tendência de crescimento também ser analisada na proficiência dos alunos em Matemática, o nível ainda é crítico. Menos da metade (44%) dos estudantes de 5º ano apresentaram nível adequado na disciplina, valor que chegou a 4% em 2008. De 2018 para 2019, houve um crescimento de três pontos percentuais.

Já no 9º ano, 15% obtiveram nível adequado, um crescimento de dois pontos percentuais em comparação à 2018. No primeiro ano da avaliação, o valor registrado chegou a 1%. O nível ainda é considerado crítico em 126 municípios do Ceará.

"É fruto de cooperação e parceria. Hoje, o Ceará é reconhecido internacionalmente pelos resultados que a educação vem alcançando. O desafio é maior, o nosso desejo é que esses níveis cheguem todos ao desejado nos próximos anos, declarou o governador Camilo Santana durante o evento.

A prova Spaece Alfa é uma avaliação anual que identifica e analisa o nível de proficiência dos alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário