terça-feira, 11 de agosto de 2020

Cearenses desenvolvem projeto de respirador artificial de baixo custo para atender unidades de saúde



Para auxiliar unidades de saúde com pacientes atendidos com Covid-19, uma equipe de engenheiros, estudantes e professores trabalha no desenvolvimento de um respirador artificial de baixo custo. O equipamento pretende ajudar pessoas que apresentem um dos principais e mais preocupantes sintomas da doença pandêmica: a falta de ar.

O projeto, que teve início em abril deste ano, é coordenado pelo professor do departamento de engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, Jarbas Silveira. Segundo ele, a pesquisa nasceu de um protótipo conceito do aluno do curso de engenharia de computação da UFC, Felipe Paiva.

O objetivo é desenvolver um respirador de baixo custo e fácil manutenção para atender unidades de saúde do Estado. "Por ser de tecnologia completamente cearense, não serão incluídos royalties de terceiros, o que possibilita um baixo custo de venda", explica Jarbas.

No momento, o projeto está em fase de testes e possivelmente será encaminhado para testagem em animais. A primeira experiência foi realizada em pulmão artificial. De acordo com o professor, a finalização do aparelho está prevista para março de 2021.

Para que o produto seja lançado no mercado, ainda é preciso detalhar os investimentos necessários e as participações de propriedade intelectual. A pesquisa é uma das apoiadas pela linha emergencial de combate à pandemia, lançada pela Funcap, e conta com a parceria da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), do Senai, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e outras instituições locais voluntárias.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário