terça-feira, 4 de agosto de 2020

Ônibus vão voltar a operar com 100% da frota em Fortaleza, diz prefeitura



O transporte público de Fortaleza deve voltar a operar com 100% da frota após a prefeitura ter acatado, nesta segunda-feira (3), a recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para que o serviço voltasse à normalidade. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), no entanto, ainda não definiu o prazo para a implantação da medida.

O Ceará registrou 176.972 casos confirmados e 7.761 óbitos por Covid-19, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h09 desta segunda-feira (3) pela Secretaria Estadual da Saúde.

Embora Fortaleza esteja na Fase 4 do plano de retomada econômica desde o dia 20 de julho, com retorno de quase 100% das atividades, a frota atual em circulação é de 75% em dia útil, de acordo com a Etufor. Usuários do transporte coletivo reclamam das dificuldades com o deslocamento, com aglomerações recorrentes.

O MPCE expediu um ofício pedindo que as concessionárias do sistema de transporte coletivo da capital cearense ofertem, “tão logo seja possível (mobilização da mão de obra, revisão de veículos, dentre outros) 100% da frota de ônibus para os cidadãos de Fortaleza”.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, a medida tem como objetivo evitar as aglomerações no transporte público principalmente as que são registradas nos horários de pico.

"É inconcebível que, no meio de uma pandemia, ainda haja aglomeração nos transportes públicos. E nós sabemos que, com o retorno gradual das atividades, vem ocorrendo aglomerações nos horários de pico. Porém, sabemos que uma das medidas necessárias e urgentes para evitar a disseminação do coronavírus é respeito ao distanciamento social", explicou.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário