segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Praça do Ferreira, em Fortaleza, tem fila no primeiro dia de testagem gratuita para Covid-19



O primeiro dia de testagem gratuita para a Covid-19 na Praça do Ferreira, localizada no Centro de Fortaleza, teve registro de fila. Na manhã desta segunda-feira (17), dezenas de pessoas, entre elas, idosos, foram ao ponto de testagem e aguardam atendimento. O público faz uso de máscara de proteção, porém, o distanciamento seguro não está sendo cumprido.

O local irá funcionar de segunda a sexta, de 8h às 16 horas. Neste primeiro dia, há registro de pessoas que chegaram por volta das 5 horas, entre elas, uma idosa de 71 anos. “Não estou sentindo nada, mas quero fazer o teste para poder me prevenir”, afirmou a idosa.

Na última quarta-feira (12), o centro de testagem de Maracanaú começou a operar no interior do Hospital Municipal João Elísio de Holanda. Os centros de testagem da Praça e de Maracanaú funcionam sem agendamento prévio, por demanda espontânea.

As pessoas que forem à Praça do Ferreira para fazer a testagem devem levar um documento com foto e vão receber uma senha de atendimento. Os sistemas oferecem testes do tipo RT-PCR, que detectam se a pessoa está com o novo coronavírus no organismo. O resultado sai em até cinco dias.

A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, Liana Cavalcante, afirma que serviço pode ser utilizado por pessoas assintomáticas ou sintomáticas. Em caso de casos sintomáticos, ela orienta que as pessoas realizem o teste a partir do terceiro dia de aparecimento dos sintomas.

O tipo de teste RT-PCR, de biologia molecular, é feito com coleta de amostras com o “swab” (uma especie de cotonete) da cavidade nasal e/ou na orofaringe, região perto da amígdala. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o teste como referência na detecção de casos da Covid-19.


Outros pontos de testagem

Na capital, os moradores também podem buscar testagem em dois drive-thrus, instalados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no estacionamento do Shopping RioMar Kennedy. Para fazer o exame nos drive-thrus, é necessário realizar agendamento no portal Saúde Digital.

De acordo com a Sesa, o sistema de drive-thru do HGF, que começou a funcionar em 15 de junho, já coletou 4 mil amostras. No drive-thru do estacionamento do RioMar Kennedy, já foram 1.200 amostras coletadas.


Por G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário