quarta-feira, 2 de setembro de 2020

20% das escolas particulares de Fortaleza retomaram atividades presenciais nesta terça-feira



O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) indica que 20% das creches e pré-escolas de Fortaleza retomaram as atividades presenciais de ensino nesta terça-feira (1º), após a liberação do governador Camilo Santana.

Conforme a presidente da entidade, Andréa Nogueira, o percentual é “satisfatório” tendo em vista a data de publicação do decreto com as normas obrigatórias para a retomada das aulas in loco. Embora a decisão tenha sido repercutida ainda na última sexta-feira (28), o decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado apenas no dia seguinte.

“O protocolo do Governo foi muito criterioso. O decreto saiu no sábado. Então a escola está tendo um cuidado e um zelo muito grande para essa retomada responsável”, pondera.

Cumprimento
Além de permitir o funcionamento das unidades de ensino infantil com 30% da capacidade, Camilo Santana estabeleceu o uso ininterrupto de máscaras de proteção, álcool em gel, aferição de temperatura, higienização de mochilas e distanciamento físico de, pelo menos, 1,5 metro entre as crianças matriculadas.

A retomada acontece de forma gradual, mas na próxima semana, o número de escolas privadas com portas abertas deverá subir. “Estamos muito alegres com essa retomada e com esse percentual de escolas que conseguiram retomar já nesse primeiro momento. Uma outra parte retornará no dia 8, pós-feriado”, aponta André Nogueira.

Ainda segundo a presidente do Sinepe-CE, as instituições que já voltaram ao ensino presencial não registram transtornos. “As escolas que começaram informaram que foi bastante tranquila a retomada das aulas e com muita alegria dos pais que puderam deixar suas crianças nas escolas”, às quais ela considera e reconhece como “ambiente adequado para estar porque o ensino digital é muito complicado para essa faixa de idade da educação infantil”.

Retorno das aulas
As creches e pré-escolas particulares da rede privada de ensino e as unidades de ensino superior voltaram a abrir nesta terça-feira (1º), após quase cinco meses, em Fortaleza e na Região Metropolitana, região do Ceará onde os novos casos de Covid-19 crescem com menor velocidade. As escolas que abriram nesta manhã disponibilizaram álcool em gel e reservaram espaços para atividades obedecendo ao distanciamento social.

Contudo, a rede pública ainda não tem data certa para o retorno no Ceará. Apenas cinco estados têm previsão para retomar as aulas presenciais na rede estadual, segundo apontou levantamento do G1 com dados das secretarias de educação. São eles: Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O Amazonas foi o único estado a ter voltado com as aulas nas escolas, em 10 de agosto.

Em Fortaleza, os pais terão a opção de envio dos filhos às instituições de ensino de educação infantil. Dessa forma, é possível continuar escolhendo o ensino remoto. "Com a obrigatoriedade das escolas oferecerem aos pais o ensino remoto e caberá aos pais por continuar remoto ou presencialmente, cumprindo todos os protocolos", afirmou o governador Camilo Santana.

Nesta manhã, alguns pais optaram por enviar os filhos para as escolas. No Bairro Aldeota, por exemplo, uma unidade escolar abriu as portas e começou a receber os primeiros alunos.

As salas receberam de duas a três crianças para respeitar o distanciamento social. Além disso, os pequenos estudantes precisaram usar máscaras de proteção e álcool em gel.

Além das instituições de ensino privadas, cinemas, teatros e eventos foram autorizados a retomar as atividades.

No Ensino Superior, estão liberadas aulas práticas e atividades extracurriculares também a partir desta terça.

Cinemas, teatros, museus e bibliotecas
Os cinemas, teatros, museus e bibliotecas também estarão autorizados, desde que ocupem apenas 35% da sua capacidade total.

Pequenos eventos, com a reunião de até 100 pessoas, poderão voltar a acontecer a partir do dia 14 de setembro, nas regiões que já tiverem cumprido a fase 4 do plano de retomada econômica.

Roberto Cláudio também informou que as aulas teóricas e práticas das autoescolas poderão voltar a funcionar com capacidade de até 35% dos alunos.

Atividades autorizadas a retornar no Ceará

  • Autorizado retorno da Educação Infantil (creche e pré-escola) em estabelecimentos privados, com opção dos pais, a partir do dia 1º de setembro, em Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza;
  • Autorizados teatro, museu, biblioteca e cinema (35% da capacidade) em Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza;
  • Autorizados pequenos eventos (até 100 pessoas) a partir de 14/9, nas regiões que já tiverem cumprido a Fase 4;
  • Macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe entram na primeira semana da Fase 4;
  • Macrorregião do Cariri entra na primeira semana da Fase 3;
  • Aulas teóricas e práticas de autoescolas podem funcionar presencialmente com até 35% da capacidade máxima.



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário