terça-feira, 1 de setembro de 2020

Aulas infantis, ensino superior, cinemas e teatros voltam a funcionar em Fortaleza nesta terça (1º); veja as regras



As creches e pré-escolas particulares da rede privada de ensino, unidades de ensino superior, além de cinemas, teatros e eventos, começam nesta terça-feira (1º) a reabertura econômica na Grande Fortaleza, região do Ceará onde os novos casos de Covid-19 crescem com menor velocidade.

Contudo, a rede pública ainda não tem data certa para o retorno no Ceará. Apenas cinco estados têm previsão para retomar as aulas presenciais na rede estadual, segundo apontou levantamento do G1 com dados das secretarias de educação. São eles: Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O Amazonas foi o único estado a ter voltado com as aulas nas escolas, em 10 de agosto.

Em Fortaleza, os pais terão a opção de envio dos filhos às instituições de ensino de educação infantil. Dessa forma, é possível continuar escolhendo o ensino remoto.

"Com a obrigatoriedade das escolas oferecerem aos pais o ensino remoto e caberá aos pais por continuar remoto ou presencialmente, cumprindo todos os protocolos", afirmou o governador Camilo Santana.

No Ensino Superior, estão liberadas aulas práticas e atividades extracurriculares, também a partir desta terça.

Cinemas, teatros, museus e bibliotecas

Os cinemas, teatros, museus e bibliotecas também estarão autorizados, desde que ocupem apenas 35% da sua capacidade total.

Pequenos eventos, com a reunião de até 100 pessoas, poderão voltar a acontecer a partir do dia 14 de setembro, nas regiões que já tiverem cumprido a fase 4 do plano de retomada econômica.

Roberto Cláudio também informou que as aulas teóricas e práticas das autoescolas poderão voltar a funcionar com capacidade de até 35% dos alunos.

Atividades autorizadas a retornar no Ceará

  • Autorizado retorno da Educação Infantil (creche e pré-escola) em estabelecimentos privados, com opção dos pais, a partir do dia 1º de setembro, em Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza;
  • Autorizados teatro, museu, biblioteca e cinema (35% da capacidade) em Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza;
  • Autorizados pequenos eventos (até 100 pessoas) a partir de 14/9, nas regiões que já tiverem cumprido a Fase 4;
  • Macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe entram na primeira semana da Fase 4;
  • Macrorregião do Cariri entra na primeira semana da Fase 3;
  • Aulas teóricas e práticas de autoescolas podem funcionar presencialmente com até 35% da capacidade máxima.


Estágio
O governo estadual ainda liberou 100% as aulas práticas e estágios para estudantes concludentes e não-concludentes do Ensino Superior. Antes do decreto de sábado, apenas os estágios para universitários concludentes estavam autorizados

"Os estágios estavam permitidos apenas para os concludentes e agora abrangem qualquer ano do curso superior. Se for do primeiro ano e tiver um estágio, ele já está permitido com este decreto", explica Expedito Parente Júnior, coordenador de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e membro do grupo técnico que assessora o Governo do Estado.



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário