quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Enel lidera lista de reclamações ao Procon Fortaleza; Cagece e empresas de telefonia completam ranking




De janeiro a agosto, a Enel Distribuição Ceará foi a empresa com o maior número de reclamações feitas por consumidores da capital ao Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza). Segundo o órgão, foram registradas 950 queixas contra a distribuidora de energia, o equivalente a 12,7% do total de atendimentos no período (7.440), realizados de forma presencial ou não.

Em nota, a Enel informou ser a empresa com o maior número de clientes no estado e que as reclamações registradas representam 0,02% do número total de clientes da distribuidora.

Em segundo lugar no ranking de reclamações aparece a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com 497 reclamações. E em seguida aparecem Oi Móvel (286); Tim Celular (119); Vivo (117; Oi Fixo (117); Via Varejo (115); Samsung (102); Claro (90) e Caixa Econômica (85). As principais queixas são referentes a cobranças indevidas e dúvidas sobre cobranças, reajustes, contratos e orçamentos.

Embora considere que o número de queixas contra a Enel sejam elevados, Cláudia Santos, diretora geral do Procon Fortaleza diz que a empresa tem um bom índice de resolutividade no órgão.

A diretora do órgão diz ainda que devido à pandemia, muitas pessoas deixaram de fazer queixas nos órgãos de defesa do consumidor, que estavam com atendimento online, porque não dominavam o uso da internet.

Caso os atendimentos presenciais não fossem interrompidos, Santos acredita que o número de denúncias contra as empresas seria maior do que foi registrado de janeiro a agosto de 2020.

"Mesmo assim, o saldo de reclamações persiste, e as empresas não aperfeiçoaram os serviços adequadamente", diz.


Respostas das empresas

Sobre as reclamações, a Enel acrescentou que as lojas de atendimento ficaram fechadas de março a julho para preservar a saúde de clientes e colaboradores, devido à pandemia, tendo reforçado o atendimento pelos canais digitais. Durante esse período, a empresa manteve as equipes de emergência atuando nas ruas e nos centros de operação para garantir a qualidade do fornecimento de energia.

A Cagece informou que possui 764.206 clientes atendidos atualmente em Fortaleza, de forma que o número de reclamações representa 0,06% dos clientes atendidos atualmente. Ainda pontuou que tem se esforçado para atender as demandas dos clientes e trabalha para a melhoria do atendimento.

A Oi informou que investiu no Ceará mais de R$ 114 milhões no primeiro semestre de 2020, com foco na expansão da fibra ótica e que, segundo último relatório da Anatel.

A Tim disse que "tem atuado em ações de aperfeiçoamento da experiência de uso dos seus serviços e que contribuam para a redução das reclamações" e que "vem investindo na ampliação da cobertura e simplificação de portfólio de produtos".

A Vivo esclareceu que "o foco no cliente é prioridade e reitera seu compromisso em avançar ainda mais para entregar a melhor experiência a ele". A companhia disse trabalhar constantemente em transformações de processos, produtos e sistemas para reduzir as dúvidas e contatos de seus clientes nos Órgãos de Defesa do Consumidor.

Procuradas, a Via Varejo, a Samsung, a Claro e a Caixa Econômica Federal não responderam até as 20h30 desta quarta-feira.


Decon

Reclamações a serviços essenciais, que incluem energia, água e telefonia, também predominaram entre os registros do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), que anotou 19.292 queixas de janeiro a agosto - 16,9% a mais que em igual período de 2019 (16.496).

Do total, 45,07% foram direcionadas a serviços essenciais, seguidas por queixas de assuntos financeiros (22,97%) e serviços privados (14,46%). Lideraram as reclamações de negociações de cartão de crédito, cobrança indevida e a suspensão de cobrança de juros do cartão de crédito.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário