sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Estátua de Nossa Senhora da Penha em Campos Sales tem cabeça instalada



Mais uma etapa importante da construção do Mirante de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales, foi concluída nesta quinta-feira (03). A cabeça da estátua da padroeira do Município foi montada, dando forma ao monumento religioso que estará entre os quatro maiores do Ceará. Atualmente, a obra ultrapassa 80% de avanço físico e deve ser entregue no fim deste ano.

A peça, que foi esculpida em Saboeiro, a pouco mais de 100 quilômetros do local onde está sendo erguida, chegou a Campos Sales no dia 17 de agosto. Hoje, após quatro horas, foi colocada junto ao tronco da escultura."Faltam as cabeças, os braços e a coroa do menino Jesus, que ela carrega. De Nossa Senhora da Penha, restam o braço com o cetro e a coroa. Depois que finaliza a montagem, será só a parte de acabamento. Amassamento, pintura. A obra deu uma avançada", detalhou o encarregado da obra, Andrelino Almeida Belo.

O responsável pelo monumento é o renomado escultor Pedro Pereira de Souza, artista plástico autodidata de Saboeiro, que se especializou em imagens sacras e se tornou reconhecido nacionalmente a partir de trabalhos produzidos em São Paulo e Paraná. Ao fazer o caminho de volta ao Ceará, também foi responsável, por exemplo, pelas imagens de Nossa Senhora da Purificação, padroeira de seu município, e Nossa Senhora do Carmo, em Jucás.

Estrutura do mirante
O projeto inclui ainda as construções de quiosques para os comerciantes, estacionamento e um anfiteatro. Além da instalação da própria estátua, os serviços se concentram na urbanização, onde está sendo feita a pavimentação toda em piso intertravado. A parte elétrica já foi concluída. Ao todo, são 17 operários trabalhando no local, que fica a dois quilômetros da sede de Campo Sales.

O objetivo da obra é colocar o chamado "Cariri Oeste" na rota do turismo religioso cearense. O investimento é de aproximadamente de R$ 1,45 milhão, com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura. Cerca de 60% do terreno foi doado pela família que era proprietária da área e o restante foi adquirido pelo Município, em 2017.

Com 26 metros de altura, a escultura ficará atrás apenas das imagens de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, São Francisco das Chagas, em Canindé, e de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário