quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Flora e fauna cearenses com risco de extinção serão catalogadas por pesquisadores



No Ceará, a flora e fauna terrestre, assim como alguns animais marinhos, serão catalogados por pesquisadores universitários em parceria com o Governo do Estado. A informação é do secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno. A iniciativa faz parte do Programa Cientista-chefe em Meio Ambiente, a ser lançado na próxima sexta-feira (4), com financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O chamado “Livro Vermelho”, um dos projetos a ser desenvolvido no programa, pode contribuir para a preservação da fauna e flora do estado ao apontar especificamente aquelas em maior risco.

“Nós vamos ter condições de ter políticas específicas voltadas para essas espécies, garantindo a existência daquelas que estão ameaçadas”, aponta Artur Bruno.
De acordo com o secretário, a parceria, que deve durar até o fim do mandato do governador Camilo Santana, busca integrar o Governo do Estado às universidades cearenses e solucionar problemas referentes ao meio ambiente.

O professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Programa Cientista-chefe em Meio Ambiente, Marcelo Soares, conta com uma equipe de três pesquisadores. O grupo deve crescer nas próximas semanas.

“Fazendo um diagnóstico de principais situações a resolver que são relevantes, vamos começar com algumas ações efetivas. Queremos poder utilizar o conhecimento científico e transformar em políticas públicas”, declara Marcelo.

Projetos
Atuando em quatro principais frentes de trabalho, o projeto também realizará um Planejamento Costeiro e Marinho, criará uma plataforma com informações geográficas do Ceará e uma pesquisa voltada para a presença da Covid-19 nas redes estaduais de esgoto, conforme o secretário da Semace.

O Planejamento Costeiro e Marinho apresentará e organizará, através de um atlas, informações acerca das atividades econômicas na costa, como energia eólica, pesca e turismo. “Nós precisamos de um planejamento efetivo de toda essa costa, do que já está sendo realizado, quais são as potencialidades e o que precisamos preservar”, lista Artur Bruno.

O Sistema de Informações Geográficas e Ambientais, por sua vez, agrupará indicadores referentes ao meio ambiente, permitindo fácil acesso às informações por parte tanto do poder público, quanto da sociedade. Em uma plataforma, serão inseridos dados de diferentes secretarias, como quais são as unidades de conservação e onde há obras em andamento.

O quarto projeto analisará a presença da Covid-19 nas redes estaduais de esgoto, registrando as áreas com maior quantidade do vírus e possibilitando o mapeamento da propagação da doença.

Iniciativa
O Programa Cientista-chefe, idealizado e financiado pela Funcap, realiza uma parceria entre universidade e gestão pública, organizando equipes de pesquisadores para trabalhar com as secretarias estaduais. O grupo identifica soluções de ciência, tecnologia e inovação para melhorias de serviços públicos. No Estado, áreas como saúde, segurança pública e educação já contam com iniciativas similares.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário