sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Incêndio atinge área de assentamento na Chapada do Apodi, no Ceará



Uma guarnição do Corpo de Bombeiros do Ceará atendeu, nesta quarta-feira (9), uma ocorrência de incêndio em vegetação próximo ao Perímetro Irrigado na Chapada do Apodi, interior do Ceará. O fogo se concentrou em um local usado para limpar o terreno para uso na agricultura ou outros fins, em uma área isolada dentro de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Limoeiro do Norte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo não se alastrou e foi debelado após cerca de 1h30. O incêndio não atingiu o Perímetro Irrigado, importante área para produção de frutas.

Apesar do susto, a área queimada é inferior a 1ha. “A queimada controlada foi feita dentro do aceiro. O pessoal do próprio perímetro que acionou, já que não sabia que era uma queimada controlada. Chegando lá, a gente só fez o combate nos limites do perímetro para evitar propagação, entre o aceiro e o perímetro irrigado”, explica Major Alexandre, Comandante da 2ª Cia do 4º Batalhão. do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Segundo o militar, o controle do fogo ocorreu sem a presença de focos remanescentes. “Apesar do tamanho das chamas, tinha sido um aceiro controlado na região. Mesmo assim, a gente fez o combate no local para evitar pânico em outras regiões”, pontua, ressaltando que a altura das chamas se deu pela grande densidade da mata seca.

Técnica
O aceiro é uma técnica usada para evitar a propagação das chamas em queimadas controladas. Segundo o major Alexandre, a queima para limpeza de terreno é legalizada, “desde que se faça o aceiro de segurança dentro para que o fogo não se alastre para outras áreas, o que pode provocar um acidente ecológico (queimada de uma área) extensa ou causar danos a terceiros”. Caso haja um incidente, no entanto, “quem fez o fogo responde legalmente”.

Para evitar o incêndio, o comandante recomenda fazer essa área de limpeza. “A distância da mata que você quer queimar para outra, que você quer evitar, deve ser de aproximadamente 30 metros. Se recomenda o uso de um trator ou outro tipo de meio para retirar parte da vegetação. Quando as chamas chegarem no limite do aceiro, elas se extinguem espontaneamente”, explica.

Emergência ambiental
Neste ano, pela primeira vez em sua história, o Ceará decretou emergência ambiental para combate a incêndio florestais. A medida vale até janeiro do próximo ano e foi motivada pelo número elevado de ocorrências no segundo semestre, que concentra 92% dos focos de queimadas no Ceará. O tempo e vegetação secos, fortes ventos e baixa umidade do ar contribuem para a propagação das chamas.

Para evitar esses incidentes, o comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio de Sobral, major Mardens, elenca algumas dicas que contribuem para evitar incêndios florestais:


  • Não jogar resto de cigarro ainda aceso ou qualquer outra fonte de calor em locais onde haja vegetação;
  • Não jogar lixo pela janela do carro. Este material poderá servir de alimento para o fogo;
  • Fogueiras de acampamento devem ser feita em locais onde não haja vegetação. É preciso observar o sentido do vento para que as centelhas do fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;
  • Não soltar balão, maiores causadores de queimadas;
  • Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação.



Por Rodrigo Rodrigues, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário