terça-feira, 19 de março de 2019

Canal do Rio Granjeiro transborda e causa transtornos no Crato, no Ceará


O canal do Rio Granjeiro transbordou, no centro do Crato, na Região do Cariri, no Ceará, após as fortes chuvas que caíram na região da Chapada do Araripe, nesta segunda-feira (18).

A Avenida José Alves de Figueiredo, por onde passa o canal, ficou alagada. Carros que estavam na via foram arrastados e um ônibus ficou preso em um buraco. Além disso, casas próximas ao canal foram invadidas pela água, destruindo móveis e objetos de moradores.

Segundo a Prefeitura do Crato, o Corpo de Bombeiros já está no local para retirar as árvores caídas. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) foi enviada para fazer a limpeza da lama que ficou na Av. José Alves de Figueiredo e no seu entorno.

O prefeito da cidade, Zé Ailton Brasil, afirmou que a primeira providência tomada foi colocar a equipe de limpeza nas ruas para evitar novos acidentes e transtornos. Além disso, acrescentou que está "visitando algumas famílias para ver a maneira como a Prefeitura pode ajudar".

Ainda conforme Zé Ailton, a área do canal é uma das primeiras a ser atingida em dias de chuva. Para acabar com os alagamentos na região definitivamente, ele ressalta que precisaria ser feito uma obra que custa um valor muito elevado para a Prefeitura arcar sozinha.

"Hoje nós teríamos que mudar totalmente esse ritmo do canal. Teria que se fazer praticamente um novo canal. Nós mandamos fazer um projeto, que custa mais de 100 milhões de reais. A Prefeitura sozinha não tem condições, nem o estado sozinho. Então tem que ser com o Governo Federal, para que a gente possa unir forças e procurar uma solução definitiva para o canal", finalizou.

Cenário repetitivo

De acordo com o professor de Geografia, que mora nas margens do Canal do Rio Granjeiro, Bruno Furtado, o cenário se repete na cidade, geralmente, de quatro em quatro anos - quando há fortes chuvas na região.

"Isso acontece justamente por conta da urbanização. A obra de esgoto é malfeita, e sempre dá nisso aí. A água entrou em várias casas e agora a população tá aí trabalhando para resolver esse problema", afirmou.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário