segunda-feira, 13 de novembro de 2017

28% DOS CANDIDATOS DEIXARAM DE FAZER ENEM NO CEARÁ



Mais de 105 mil pessoas deixaram de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Ceará. Dos 365,2 mil inscritos no Estado, 28,8% se ausentaram no segundo dia de certame, realizado ontem. A parcela é inferior à média nacional, em que houve 32% de abstenção. Os dados são do Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para os estudantes que compareceram, as ciências exatas trouxeram os problemas mais difíceis. Candidatos ouvidos pelo O POVO aprovaram a mudança que estabeleceu uma semana entre os dias de avaliação. Para professores, questões foram mais conteudistas neste ano.

Foi a primeira vez que as provas ocorreram em dois domingos — em anos anteriores, eram aplicadas no mesmo fim de semana. Na primeira semana, foram 27,4% de ausências no Ceará. Nos dois dias de Enem, a parcela de faltosos foi calculada com base no número total de inscritos. Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, a média nacional de abstenções se manteve no nível histórico, em torno de 30%.

O ministro avaliou a aplicação das provas em dois domingos como “sucesso absoluto”. “Tivemos grande adesão e simpatia dos estudantes. Isso se traduziu em tranquilidade, menos pressão e mais espaço para que eles tenham melhor desempenho”, afirmou. Para Lucas Túlio, 17, estudante que espera cursar Medicina, a semana entre os dois domingos de provas aumentou a ansiedade. “Mas achei que ficou menos cansativo e facilitou. Uma prova só por fim de semana já é cansativo. E na semana deu até para fazer uma revisão”, disse.

A mesma medida tomou Lyliam Mota, 16, e, segundo ela, isso ajudou na resolução das questões. A estudante espera conseguir uma vaga para cursar jornalismo ou publicidade. “Eu achei a prova de ciências da natureza melhor, mais fácil. Revisei na semana e deu certo. Fui melhor que no ano passado, tinha muita coisa que estudei. Agora é torcer”, disse.

Para o professor de Biologia do Colégio Farias Brito, Ricardo Jorge, a prova de natureza soube equilibrar as questões tradicionais e novidades. “As provas vieram com conceito, não mais uma visão ampla. Foi preciso saber o conceito, a ideia principal, conceitual, conteúdo”, avaliou.

Resultado

O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima quinta-feira, 16, pelo Inep. A pontuação de cada candidato deverá ser disponibilizada em 19 de janeiro do próximo ano.


ENEM

Movimentação no Campus do Itaperi

1) Minutos antes dos portões serem fechados, alguns candidatos precisaram correr para chegar a tempo para a prova. No corredor de entrada, receberam gritos de apoio de quem estava no local, 2) Outros, que não pretendiam prestar a prova, fizeram piada. Teve até gente fantasiada de leão atrasado para o Enem, 3) Depois que os portões se fecharam, sobrou muito lixo na entrada do campus, a maioria era panfleto de faculdades particulares, 4) Em ação solidária e bem humorada, um grupo de amigos prometeu cerveja grátis aos atrasados


O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário