terça-feira, 22 de maio de 2018

Novo bilhete com mensagem racista contra estudantes africanos é achado na UFC



Um bilhete com mensagem racista e xenofóbica foi encontrado na Universidade Federal do Ceará (UFC). É a segunda nota encontrada na universidade em menos de uma semana, com conteúdo similar. A universidade repudiou o caso.

"Esses africanos burros fedidos tem que sair da UFC! São um povo burro e vitimistas e só dão despesas para a universidade [sic]", diz um trecho da mensagem criminosa. A mensagem não tem assinatura, e o autor não foi identificado.

O bilhete tem o mesmo teor do encontrado na semana passada, no banheiro do Centro de UFC. A caligrafia dos dois textos parecem ser a mesma.

Política inclusiva

A UFC destacou por meio de nota a importância de manter uma política inclusiva que a "transformou em uma das universidades brasileiras que mais acolhem estudantes estrangeiros". "A crescente presença de estudantes estrangeiros, das mais diversas origens, é vista como um resultado exitoso da nossa política de abrir portas e lançar pontes para o mundo globalizado […]”.

"Muito nos orgulha ter em nossos campi jovens de diversos países, que aqui absorvem conhecimentos, ao mesmo tempo em que enriquecem o ambiente acadêmico através dos aportes culturais que nos trazem. Quem se pronunciou de uma forma tão abjeta está na contramão da história. Sua ação foi torpe e covarde, merecendo a condenação de todos os que fazem esta Universidade inclusiva e agregadora", diz a nota.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário