quarta-feira, 5 de junho de 2019

Estudante que agrediu árbitra durante partida de futsal vai responder em liberdade


O estudante Rodrigo Quixaba vai responder em liberdade o inquérito policial, no qual ele é investigado por agredir a socos uma árbitra durante partida de futsal na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Litoral do Piauí. O laudo de corpo de delito apontou que a vítima sofreu lesão corporal leve e por isso foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que não demanda pedido de prisão.


Na manhã desta quarta-feira (5), a árbitra Eliete Maria Fontenele prestou depoimento na Delegacia de Parnaíba, acompanhada da advogada. Segundo o delegado Cristian Mascarenhas, a vítima relatou o que estava nas imagens da agressão 


"Ela descreveu o que as cenas mostram, simplesmente o rapaz a agrediu de forma gratuita, sem nenhum motivo. Agora vamos aguardar o depoimento do agressor para finalizar o inquérito policial e depois terá a audiência com as partes", disse o delegado.



A advogada da árbitra, Taise Cristine, revelou que vai entrar com o pedido de indenização por danos morais contra o agressor. Para ela, o fato enquadra-se como violência de gênero.


"Eu defendo a tese de violência de gênero, pelo fato dela ser mulher, representando uma minoria, com certeza o agressor se encorajou desse fato. Agredida da forma como a Eliete foi, a socos, ele se valeu da posição masculina para cometer essa covardia com ela", pontuou.

Eliete era a segunda árbitra da partida quando os dois times se desentenderam e atletas adversários passaram a se agredir. A árbitra então puniu três jogadores com cartão vermelho. Um deles atacou a árbitra a socos.

O vídeo, feito por outro aluno que assistia à partida, registra o momento em que o suspeito desfere três socos contra o rosto da árbitra, que cai no chão. Eliete Maria teve o lábio cortado.

Segundo a advogada, a árbitra encontra-se abalada e ainda não conseguiu assistir imagens da agressão. Apesar disso, Eliete nega abandonar a profissão.

"Várias vezes que ela vai falar do ocorrido começa a chorar, mas ao mesmo tempo ela se sente bastante acolhida pelo apoio que vem recebendo. Foi um caso de bastante repercussão", destacou Taise Cristine.

Estudante está sendo ameaçado

Carlos Henrique Quixaba, advogado e irmão do estudante de engenharia de pesca, Rodrigo Quixaba, falou nesta quarta-feira (5) e disse que o estudante se escondeu e ainda não apareceu porque tem sido ameaçado.

“Ele ainda não compareceu à sociedade porque tem recebido muitas ameaças de estudantes, de pessoas que querem combater a violência gerando mais violência, há policiais ameaçando agredi-lo. Ele tem recebido ameaças de morte e de linchamento, por isso não apareceu. Ele está completamente arrependido, pela repercussão que o caso está tendo. Ela já foi árbitra dele em outras ocasiões”, afirmou.

Nessa terça-feira (4), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) abriu processo administrativo para analisar o desligamento ou suspensão do estudante. O caso foi encaminhado para análise da reitoria em Teresina e resultado deve sair em 30 dias.

O advogado acrescentou que ainda vai à universidade para saber como ficou a situação dele, já que a instituição informou estar avaliando o regulamento para saber se o caso é passível de expulsão.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário