quinta-feira, 26 de março de 2020

Ceará registra três mortes pelo novo coronavírus



A Secretaria Estadual da Saúde do Ceará confirmou nesta quinta-feira (26) três mortes por coronavírus no estado. A pasta havia informado duas mortes na tarde desta quinta e atualizou o número momentos depois.

O Ceará tem 211 casos confirmados da doença, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria da Saúde. Os números devem ser atualizados em informativo que será divulgado ainda nesta quinta.

Uma das vítimas é um homem de 72 anos identificado como José Maria Dutra, que morava em Fortaleza e estava internado no Hospital São José. Ele trabalhava, mantinha uma vida ativa e apresentava como como comorbidade diabetes, que era controlada. A identidade das outras vítimas não foi informada.

No laudo da morte consta que o idoso morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória causada por uma infecção pulmonar por Covid-19.


Um familiar de Dutra afirmou ao G1 que em 18 de março o idoso se dirigiu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz após sentir alguns sintomas de gripe, além de uma febre e falta de ar. Ele foi medicado e voltou para casa. Dois dias depois, na sexta-feira (20), seu quadro de saúde piorou e ele foi internado na UTI do Hospital São José, onde morreu na madrugada desta quinta. A família está em quarentena desde o dia 20.

O sepultamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), no cemitério Jardim Metropolitano, em Eusébio, na Grande Fortaleza, horas depois da morte. Uma decisão da Justiça do Ceará, do dia 20 de março, proíbe velórios de pessoas que morreram por Covid-19 e determina que o enterro deve ser feito assim que ocorra a liberação do corpo das unidades hospitalares.

Casos no Ceará
O Ceará registra 211 casos do novo coronavírus, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), na quarta-feira.

Além de Fortaleza, com 196 pessoas infectadas com o vírus, também há infectados nos municípios de Aquiraz (6), Sobral (4), Fortim (1), Mauriti (1) e Juazeiro do Norte (1). Outros dois casos são de residentes de outros estados, sendo um da capital de São Paulo e outro de Uberlândia, em Minas Gerais.

O Ceará é o estado do Nordeste a concentrar o maior número de casos confirmados de coronavírus.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário