sexta-feira, 27 de março de 2020

Coronavírus já passou por mutações no Brasil




Em um trabalho feito em tempo recorde, pesquisadores sequenciaram o genoma do coronavírus em pacientes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e descobriram que o vírus já adquiriu novas características no país. A reportagem é do Metrópoles.

Os novos vírus sequenciados se mostraram diferentes dos que circulam na Europa e na China. Segundo os cientistas, essa é uma comprovação de que o Brasil tem transmissão comunitária e, por isso, as medidas de distanciamento social devem ser reforçadas para diminuir a velocidade de propagação da Covid-19.

O genoma do coronavírus brasileiro segue sendo esmiuçado para acompanhar mutações que possam facilitar a transmissão do vírus ou causar quadros mais graves da doença.

Em entrevista ao jornal O Globo, Ana Tereza Vasconcelos, uma das autoras do trabalho e coordenadora do Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), explica que há marcas no genoma que indicam alterações nos genes do vírus que aconteceram só depois de chegar ao Brasil, comparados aos primeiros casos diagnosticados. "Ele realmente está entre nós", diz.

180 graus

Por Redação
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário