quinta-feira, 9 de abril de 2020

Busca por regularizar CPF para obter auxílio emergencial causa filas em agências da Receita



O auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais que o governo federal disponibilizou para saque a partir desta quinta-feira (9) causava filas em cidades pelo país no início da manhã. O auxílio é uma das medidas de combate aos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Houve registro aglomerações tanto em unidades da Receita Federal para regularização de CPF quanto em locais para o saque, contrariando recomendações de isolamento social e orientações de órgãos do governo sobre o benefício.

Este foi o segundo dia de filas provocadas pelo auxílio emergencial. Na quarta-feira, possíveis beneficiários se aglomeraram perto de unidades da Receita Federal de Belém e do Recife.

A Caixa Econômica Federal lançou, na terça-feira (7), um site e um aplicativo para solicitação do auxílio, mas muitas pessoas ainda enfrentam problemas, com CPF irregular. O benefício é concedido somente após a regularidade cadastral, feita pela Receita Federal.

A Receita orientou os beneficiários que precisam regularizar o CPF que fizessem o processo pelo site, por e-mail ou por aplicativo. A ida às unidades de atendimento presencial deveria ocorrer somente nos casos em que não fosse possível resolver de casa. Algumas unidades da Receita trabalham com horário e quantidade de funcionários reduzidos.

Ceará

Em Fortaleza, uma multidão de trabalhadores informais e outros interessados em solicitar o auxílio emergencial formavam uma grande aglomeração no início da manhã em uma fila que rodeia a sede da Receita Federal em Fortaleza. A concentração de pessoas teve início ainda na noite desta quarta-feira (9), mas é proibida pelo decreto estadual em vigor no Ceará desde o dia 20 de março.



Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário