quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ministro da pesca elogia Orós pelo prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.


O deputado federal José Airton acompanhou a visita do ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, que esteve nessa terça-feira (7) em Fortaleza. O ministro veio inaugurar o novo Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Camocim e entregar dois caminhões refrigerados e um Tele centro na sede da Secretaria de Pesca e Aqüicultura (SEAP) do estado do Ceará.
Em seu discurso ontem na sede da SEAP o ministro falou da importância da criação do Ministério da Pesca, que teve como relator o deputado federal José Airton. Gregolin também parabenizou a prefeita de Orós Fátima Maciel Bezerra que teve seu município contemplado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, um Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Prefeitura de Orós incluiu no cardápio escolar o filé de peixe. O ministro salientou que mais de quatro milhões de crianças estão se alimentando com peixe nas escolas.
José Airton também se pronunciou e falou a tarefa de ser relator da criação do Ministério da Pesca, mas que ainda precisa haver um fortalecimento da pesca e aqüicultura no país, e ainda fazer muito mais no Estado para fortalecer os pequenos empresários e pescadores, atuando na formação e capacitação para construir segmentos mais fortalecidos. José Airton ainda salientou da importância de ampliação do orçamento do Ministério que ainda está muito aquém e possível da criação da Secretaria da Pesca pelo Governo do Estado do Ceará. Para José Airton ainda se manifestou a favor da criação de uma secretaria estadual da pesca, “porque nós criamos o Ministério com o objetivo de proporcionar uma estrutura institucional no Governo Federal voltada para uma atividade que sustenta milhares de pessoas o Ceará”, disse José Airton.
A inauguração do terminal de Camocim acontecerá hoje, com a presença do Ministro e do Deputado. O terminal vai contar com uma fábrica de gelo que atenderá com prioridade os pescadores artesanais tendo uma produção de 50 toneladas por dia de gelo e terá capacidade de operar com 20 toneladas/dia de pescado. Mais de 12 milhões de reais foram investidos no terminal pesqueiro de Camocim, pelo Governo Federal. Com o terminal, o Município de Camocim se torna mais um pólo de recepção e comercialização de pescado do Ceará. Segue exemplo das cidades de Beberibe, Icapuí e Itarema.


Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR
(85) 9973.1203
Assessoria de Imprensa
Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário