segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Católicos encerram louvores à N. Sra. do Perpétuo Socorro


A renovação da fé acontece a cada festejo em homenagem aos padroeiros nos Municípios do Interior

Iguatu. Milhares de católicos com fé e devoção percorreram ruas do Bairro Prado, nesta cidade, para participarem da tradicional procissão, no fim de semana, em louvor à padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em seguida, houve a bênção do Santíssimo Sacramento em um altar externo, instalado na Praça dos Redentoristas. O encerramento dos festejos foi marcado por queima de fogos de artifício.

A caminhada com o andor da Mãe de Deus marcou o encerramento dos festejos fotos: honório barbosa

A caminhada com o andor de Maria, com o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mãe de Jesus Cristo, assinalou o encerramento dos festejos que começaram no último dia 30 de agosto, na Igreja Matriz do Prado. O pároco, Afonso Queiroga, vigário geral da Diocese de Iguatu, destacou que a festa religiosa representa um verdadeiro retiro espiritual. "É um momento de crescimento da fé cristã entre os devotos e de renovação dos laços de amizade".

Neste ano, o evento religioso teve como tema central "A partir de Jesus Cristo celebremos a festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro". O novenário reuniu, a cada noite, centenas de fiéis, que lotaram a igreja que foi construída pelos padres redentoristas no início da década de 1970. Os pregadores do Evangelho, a cada celebração, foram padres de outras paróquias da Diocese, que se revezaram nos ensinamentos cristãos.

A procissão durou cerca de uma hora e meia. Nas janelas das casas, os devotos prepararam decoração com altar, imagem de santos, toalhas e flores. Carros de som volante e rádios nas calçadas contribuíram para que os cânticos e orações ecoassem acompanhando os fiéis durante toda a caminhada.

Cada devoto que segue a procissão carrega consigo motivos religiosos diversos: agradecimentos, renovação de preces e apresentação de novos pedidos à Maria. A caminhada é marcada por momentos de louvor. "Sou devota de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a quem sempre me apeguei e consegui alcançar graças", disse a aposentada, Francisca de Souza. "Eu me lembro que, quando eu era criança, minha mãe me trazia para as novenas na capelinha antiga".

A funcionária pública, Maria Marlene Ribeiro, disse que o nome dela é em homenagem à mãe de Jesus. "Foi uma graça que minha mãe alcançou quando estava grávida da minha gestação", contou. "Ela fez a promessa e ficou curada".

O escriturário Rildo Lacerda também é devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e há mais de 20 anos participa ativamente das novenas e da caminhada. "Creio que, para os católicos, é uma felicidade celebrar Maria, a mãe do Senhor".

Durante o novenário, a cada noite, houve uma temática diferente tratada pelos celebrantes: Jesus sacramento do Pai, batismo, crisma, eucaristia, penitência, saúde, ordenação sacerdotal, casamento e imagens de santos. Além das novenas, missas, ofícios, houve uma programação social que incluiu quermesse, show musical, leilão e show de prêmios.

Na Diocese de Iguatu, as paróquias das cidades de Acopiara e Orós também celebram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas com datas diferentes. Em Acopiara, os festejos ocorrem no período de 5 a 15 de setembro. Em Orós é mais cedo, de 13 a 23 de agosto. Nesses dois núcleos urbanos, as celebrações são assinaladas por intensa participação da comunidade religiosa católica, durante o novenário e nas caminhadas.

O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, ressaltou a característica religiosa da festa em louvor à Santa, no Prado. "É um exemplo para outras paróquias", disse. O bispo observou que a celebração de festas de padroeiros representa uma oportunidade de aproximação dos católicos com a palavra de Deus e uma caminhada nos ensinamentos de Jesus. "É uma festa da família, de confraternização e de vivência da fé", observou. "A partir dos santos de devoção, os católicos se aproximam de Jesus, que é o ponto central da nossa fé".

O padre Afonso Queiroga estava nos últimos seis anos como pároco na cidade de Catarina, mas recentemente veio assumir a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Prado. Este foi o primeiro ano em que esteve à frente da Festa da Padroeira. "Cada lugar, cada comunidade tem seu jeito próprio de celebrar, de organizar a programação religiosa e social", frisou. "Aqui no Prado, há uma forte devoção e a cada noite de novena a igreja ficou lotada de fiéis, embora nós sabemos que um maior número de católicos estão em casa".

Ele observou que é preciso animar os católicos a participar com mais frequência das missas dominicais e dos festejos de padroeiros ao longo do ano.

FIQUE POR DENTRO

Estilo bizantino caracteriza esta Maria de Jesus

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

O Quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, muito venerado na ilha de Creta desde tempos imemoriais, foi levado a Roma em 1497, solenemente entronizado na Igreja de São Mateus. Recebeu ali, durante 300 anos, as homenagens dos fiéis, até que a igreja foi destruída e o quadro desapareceu.

Reencontrado, o Papa Pio IX entregou-o aos Padres Redentoristas em 19 de janeiro de 1866 com esta recomendação: "Fazei que todo mundo conheça o Perpétuo Socorro". Os missionários redentoristas obedeceram a ordem do Papa tornando venerada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pela conhecida "Novena Perpétua" em suas igrejas, pelas santas missões e elegendo-a padroeira.

Inspiradora e o guarda das Vocações Missionárias Redentoristas, cujos seminários se encontram em vários Estados do Brasil, incluindo dois em Fortaleza. O quadro venerado na Igreja de São Raimundo é uma cópia fiel do original em Roma.

Mais informações:

Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Bairro Prado - Iguatu - Centro-Sul - Telefone: (88) 3581. 1221

DIÁRIO DO NORDESTE
REPÓRTER
HONÓRIO BARBOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário