quarta-feira, 24 de abril de 2013

HEMOCE - Campanha Para Doação de Sangue em Orós


O HEMOCE em parceria com a Clínica Vida Severina e Secretária de saúde estará em Orós neste sábado 27 de Abril a partir das 07 da manhã até ás 15h00min horas com a campanha de doação de sangue. A Clínica Vida Severina está Rua Domingos Paes, nº 73, telefones [88] 3584 1991 / 9940 4343 próximo ao Hospital e Maternidade Luzia Teodoro da Costa.

Requisitos básicos para doação:

- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos necessário autorização e documentação do responsável)
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Saiba quais as principais dúvidas sobre a doação de sangue:

Quantos litros de sangue uma pessoa possui e quanto é retirado na coleta para doação de sangue?
Um adulto, possui em média, cerca de 5 litros de sangue. No ato da doação, são coletados mais ou menos 450ml de sangue, ou seja, menos de 10% da quantidade total de sangue em circulação no corpo.

É seguro doar sangue?
A doação não traz dano ao doador. A coleta é feita por profissionais da saúde e todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o doador passa por uma consulta, antes de doar, onde são avaliadas suas condições clínicas.

Tenho que estar em jejum para doar?
Para doar sangue o candidato não poderá estar em jejum. No dia da doação, o doador deve se alimentar bem, evitando alimentos gordurosos.

• Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?
Logo após a doação, o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas, o volume de sangue será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

Após a doação, preciso tomar algum cuidado especial?
Após a doação, recomenda-se que o doador descanse durante 5 ou 10 minutos. Os doadores fumantes devem evitar o uso do cigarro por uma hora antes e após a doação. Não é aconselhado a ingerir bebidas alcoolicas durante 5 horas . É importante que você não realize nenhum esforço físico até o dia seguinte ao da doação. E o mais importante, compartilhe sua experiência com seus amigos para que estes também se sintam motivados a doar sangue.

• Quantas vezes posso doar durante o ano?
Os doadores do sexo masculino, podem realizar até 4 doações ao ano, sendo necessário um intervalo de dois meses entre uma doação e outra. As mulheres, podem realizar até 3 doações ao ano, com pausa de três meses entre uma doação e outra.

O que é "sangue universal"?
É o sangue tipo O Negativo. É considerado universal porque pode ser transfundido em qualquer pessoa, independente do seu tipo sanguíneo, salvo em raríssimos casos. É o sangue que salva nas situações de emergência. No Brasil, apenas 5% da população tem esse tipo sangüíneo. Por isso, os hemocentros encontram muita dificuldade em manter estoques regulares de sangue tipo O Negativo.

As pessoas que tem tatuagem, podem doar?
As pessoas que possuem tatuagem, podem doar sim, mas a doação só pode ser realizada após um ano da realização do procedimento.

As pessoas que tem piercings, podem doar?
Doadores que usam piercing em regiões mucosas (cavidade oral e/ou região genital), não devem ser liberados a doar, devido aos riscos permanentes de contaminação bacteriana. O usuário de piercing na região da cavidade oral e/ou região genital, só poderá realizar a doação após 12 meses da retirada. Os candidatos que possuem piercing na região nasal, podem realizar a doação após três dias da realização do procedimento, porém é necessário uma avaliação do profissional do Hemoce. Avalia-se também como o procedimento foi realizado.

Estou amamentando, posso doar?
Caso a interessada em doar esteja amamentando, a doação só pode ser realizada após o primeiro ano de vida do bebê.

• Quem está tomando medicamento pode doar?
Os candidatos à doação que estiverem fazendo uso de medicamento, devem entrar em contato com o setor de coleta do Hemoce, no telefone (85) - 3101.2311 para maiores esclarecimentos.

Doar sangue é doar vida é um ato de amor ao próximo, durante muitos anos eu Josemberg Vieira foi doador de sangue mais infelizmente não posso ser mais doador devida a minha diabetes sempre alta mais se você está em dia com os requisitos de doador seja um doador e salve vidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário