terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CULTURA CEARENSE DE LUTO: MESTRE ANICETO MORRE AOS 82 ANOS

Antônio José Lourenço da Silva, conhecido popularmente como Mestre Aniceto da banda cabaçal Irmãos Aniceto, morreu nesta segunda-feira, 12, aos 82 anos, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC). Ele piorou após ter insuficiência renal e estava internado desde o dia 24 de dezembro no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, 493,4 km de Fortaleza.

O velório é realizado nesta segunda-feira, 12, nas residência de Mestre Aniceto, no bairro Batateiras, no Crato. O enterro está marcado para esta terça-feira, 13, no Cemitério Público do Crato.

A banda Irmãos Aniceto foi formada no século XIX, com o agricultor José Lourenço, posteriormente chamado Mestre Aniceto. Descendente de índios do Cariri, ele transferiu seus conhecimentos para os filhos e o grupo já está na terceira geração.

O nome cabaçal refere-se aos tambores confeccionados de pele de bode estirada sobre cabaças. As músicas são inspiradas no trabalho no sertão cearense e os integrante mantêm a tradição de fazer os instrumentos com peles de bode ou carneiro e tabocas.

Ao todo, Os Irmãso Aniceto lançaram três álbums: em 1978, patrocinado pelo Ministério da Educação e Cultura; em 1999, produzido pela Cariri Discos em parceria com a Equatorial Produções; e em 2004, intitulado Forró no Cariri, tendo como produtores as mesmas empresas do álbum anterior.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário