terça-feira, 27 de junho de 2017

PRESO DONO DE FÁBRICA CLANDESTINA DE SUBSTÂNCIA PARA HEMODIÁLISE SUSPEITA DE CAUSAR MORTES

Foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (26) um homem acusado de fabricar em laboratório clandestino uma substância utilizada em procedimentos de hemodiálise, em Iguatu, no interior do Ceará. Emir Lima Verde Filho era sócio-administrador da clínica Centro de Nefrologia (CNI) e foi preso durante fiscalização da Vigilância Sanitária. Também estão sob investigação óbitos de sete pacientes da clínica.

De acordo com o titular da 1a Promotoria de Justiça da Comarca de Iguatu, promotor Flávio Corte Pinheiro, em fiscalização realizada no dia 11 de maio na clínica, a Vigilância Sanitária constatou discrepâncias no estoque da substância Concentrado Polieletrolítico para Hemodiálise (CPHD).

Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o total encontrado não condizia com a quantidade utilizada, pois fazia seis meses que a substância não era adquirida junto ao fornecedor. Com isso, a Vigilância Sanitária notificou a clínica e, na defesa apresentada, o administrador confessou que fabricava o CPHD, alegando dificuldades financeiras.

A Vigilância Sanitária, o MPCE e a Polícia Civil realizaram nova fiscalização nesta segunda-feira. Foi descoberto que, numa tentativa de despistar as autoridades, Emir Lima Verde Filho fechou o primeiro laboratório clandestino, mas abriu outro em um novo local. Além disso, o MPCE investiga ainda os óbitos de sete pacientes da clínica que podem ter ocorrido em decorrência do uso da substância fabricada no laboratório clandestino e outras irregularidades constatadas.



Por Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário