terça-feira, 21 de abril de 2020

Ceará passa de 200 mortes por Covid-19 com casos confirmados em 100 cidades



O Ceará chegou ao número de 206 mortes por Covid-19 nesta segunda-feira (20), conforme a última atualização da plataforma IntegraSUS, feita às 17h. O novo coronavírus (Sars-Cov-2) chegou em 100 cidades cearenses, que já têm 3.487 diagnósticos positivos para a infecção.

Fortaleza concentra a maioria dos registros, com 2.839 casos e 164 óbitos.

Outras informações atualizadas da plataforma:

  • São 9.886 casos suspeitos;
  • 15.967 testes realizados;
  • A taxa de letalidade da doença no CE é de 5,9%;
  • 100 cidades têm casos de Covid-19


Decreto prorrogado até 5 de maio
O governador Camilo Santana anunciou, na noite do domingo (19), que o decreto de isolamento social que proíbe o funcionamento de serviços não essenciais vai se estender por mais 15 dias no Ceará. O novo prazo termina no próximo dia 5 de maio. Esta é a terceira vez que o governo adia o fim do decreto para diminuir a transmissão do novo coronavírus. A decisão já esta publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

"Informo aos cearenses que estou prorrogando por mais 15 dias o decreto estadual que trata do enfrentamento ao coronavírus no Ceará, mantendo as restrições dos decretos anteriores, e reforçando medidas de proteção nos serviços essenciais que já funcionam, como bancos, lotéricas, supermercados e farmácias", escreveu.

Fiscalização em comércios não essenciais

Estabelecimentos em cerca de 24 bairros de Fortaleza foram vistoriados nesta quarta-feira (15), em um trabalho de intensificação do cumprimento do decreto estadual que determina o não funcionamento de comércios como estratégia de combate ao avanço do novo coronavírus.

Proprietários cujos negócios estavam abertos foram alertados por equipes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

O trabalho em conjunto dos órgãos de fiscalização e segurança tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade do isolamento social. A primeira abordagem não gera multa, mas caso o estabelecimento apresente reincidência do descumprimento do decreto pode ser multado em R$ 50 mil.

O governador disse ainda que aguarda a chegada de 700 respiradores comprados de uma empresa chinesa nas próximas semanas.

Benefícios na conta de água

A Assembleia Legislativa aprovou na última sexta-feira (17) isenção de tarifas de água para moradores de baixa renda abastecidos por serviços autônomos municipais e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Segundo Camilo Santana, 123 mil famílias de área rural serão beneficiadas.

Assembleia também aprovou ainda decreto de calamidade pública de mais 58 municípios cearenses, além do auxílio financeiro para estudantes da rede pública do Ceará.

Outras medidas
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na quinta-feira (9) que vai distribuir 423 mil cartões de vale-alimentação para alunos da rede pública de ensino do estado. O valor do cartão será de R$ 80.

Outros benefícios adotados pelo Governo do Estado foram:


  • Suspensão da conta de água por três meses consumidores de baixo consumo
  • Suspensão da conta de energia para consumidores de baixa renda
  • Distribuição de 200 mil botijões de gás para população mais vulnerável



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário