quinta-feira, 16 de abril de 2020

Denúncias de preços abusivos crescem 415% em Fortaleza



O número de denúncias de preços abusivos cobrados em produtos como álcool em gel, máscaras e alimentos nos supermercados aumentou 415% em Fortaleza.

De acordo com levantamento do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidor (Procon Fortaleza), a quantidade de denúncias subiu de 161, em 19 de março, para 830 até o final da tarde desta quarta-feira (15).

Das 830 denúncias recebidas pelo Procon, 232 estão relacionadas a preços abusivos nos supermercados. Desde o dia 9 de março, o Procon vem recebendo denúncias de preços abusivos.

Nos casos de indícios de preços abusivos, a Agefis notifica o estabelecimento, que deverá apresentar ao Procon Fortaleza a documentação que justifique e comprove a composição do preço dos produtos expostos à venda. Supermercados podem ser multados em até R$ 13 milhões por elevar preços sem justa causa, como proíbe o artigo 39, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

De acordo com a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, mesmo sendo permitida a livre concorrência, o CDC proíbe a elevação sem justa causa. “O aumento na procura de máscaras e álcool em gel por conta do Coronavírus não justifica a elevação de preços destes itens”, explica Cláudia Santos.

A Diretora também alerta que os supermercados não podem se aproveitar do momento para elevar preços e aumentar lucros. “Nós vamos averiguar quais estabelecimentos estão cometendo abusos contra o consumidor e, caso constatada a reincidência, o Procon poderá, inclusive, cassar o alvará de funcionando do estabelecimento”.

Saiba como denunciar

 151@procon.df.gov.br. Há também a opção do telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 12h as 17h. O contato telefônico, porém, pode apresentar congestionamento.

Denúncias e reclamações podem ser realizadas pela Central de Atendimento ao Consumidor, pelo número 151, bem como no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo “Defesa do Consumidor”. Também é possível realizar denúncias pelo aplicativo Procon Fortaleza.

A população também pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e o telefone 156.


Por: CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário