terça-feira, 30 de setembro de 2025

PREFEITA DE ORÓS, TEREZA CRISTINA, RECEBE PRÊMIO ENTRE AS MELHORES PREFEITAS DO CEARÁ

 


Na noite desta segunda-feira, a prefeita de Orós, Tereza Cristina, foi reconhecida como uma das melhores prefeitas do Estado do Ceará, em evento realizado no Palatium Buffet, em Fortaleza, sob a organização da PPE Eventos. A premiação destacou gestoras e gestores que se sobressaíram pelo trabalho dedicado e pelas políticas públicas implementadas em seus municípios.

A prefeita recebeu o prêmio ao lado de grandes parceiros políticos que têm contribuído diretamente com o desenvolvimento de Orós e de todo o Estado. Estiveram presentes o deputado estadual Simão Pedro, o deputado federal Domingos Neto, secretário estadual Domingos Filho, vereadores e lideranças do município que acompanharam e celebraram a conquista.

Emocionada, Tereza Cristina ressaltou que o reconhecimento é fruto do trabalho conjunto de toda a equipe de gestão e da confiança da população orosense:

“Este prêmio não é apenas meu, mas de cada cidadão e cidadã de Orós, que acreditam na força da nossa união e no poder transformador da política feita com amor, dedicação e responsabilidade. É também de cada servidor e servidora que se empenha diariamente para garantir serviços de qualidade à nossa gente”, destacou a prefeita.

O evento, promovido pela PPE Eventos, reuniu autoridades estaduais, prefeitos e prefeitas de diversas regiões, consolidando-se como um momento de valorização da boa gestão pública no Ceará.

EXPLOSÕES EM OBRAS DO CINTURÃO DAS ÁGUAS PROVOCAM DANOS E PREOCUPAM MORADORES NO CRATO

 


Moradores do distrito de Ponta da Serra, em Crato, têm denunciado problemas causados pelas obras do Cinturão das Águas. Segundo relatos, explosões estão sendo realizadas sem aviso prévio, causando rachaduras nas casas e colocando em risco a segurança da comunidade.

A explosão mais recente ocorreu no último dia 25 de setembro. Além dos danos estruturais, os populares destacaram a grande quantidade de poeira no ar após as detonações.

“Olha, essa casa minha, eu gastei 18 mil para fazer uma estrutura nela porque ela estava toda rachada. Como vocês puderam ver, as rachaduras estão maiores e, agora, eles não estão mais nem avisando quando vão fazer as detonações”, relatou Deliane em entrevista ao Portal Miséria.

De acordo com outra moradora, uma equipe técnica chegou a visitar o distrito para registrar os danos, mas até agora não houve qualquer solução. “A gente não teve nenhuma resposta de ajeitar ou de trazer profissionais da área para resolver ou dar o dinheiro para que a gente possa resolver, não só eu, mas as outras pessoas prejudicadas”, afirmou.

Além das residências, moradores também chamam atenção para impactos ambientais. Animais têm sido vistos fora de seus habitats, fugindo das áreas de explosão e desmatamento. “Alunos e moradores relatam a presença anormal de animais que antes não apareciam por aqui. A obra vai passando e provocando impactos e destruição”, explicou o professor Márcio.

Com informações da Agência miseria.com.br

PESQUISA MOSTRA DISPUTA ACIRRADA ENTRE CIRO GOMES E ELMANO DE FREITAS PARA O GOVERNO DO CEARÁ EM 2026

 


Uma pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data nesta segunda-feira (29) aponta um cenário de forte disputa para o Governo do Ceará em 2026. No levantamento estimulado com apenas dois nomes, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o atual governador Elmano de Freitas (PT) registra 42%. A diferença está dentro da margem de erro, o que caracteriza empate técnico.

Nos cenários em que outros nomes da oposição entram na disputa, Elmano aparece numericamente à frente.

No primeiro cenário sem Ciro Gomes, Elmano soma 41%, seguido por Roberto Cláudio (sem partido), que aparece com 27%, e Eduardo Girão (Novo), com 16%.

Em um segundo cenário, com três opositores, o governador aparece com 38%, Roberto Cláudio com 22%, Capitão Wagner (União Brasil) com 17% e Girão com 12%.

Já em outra simulação com Ciro Gomes na disputa, o quadro mostra novamente equilíbrio: Elmano tem 38%, Ciro aparece com 37% e Eduardo Girão soma 14%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Confira os cenários testados:

Cenário 1 (sem Ciro):

  • Elmano de Freitas (PT): 41%

  • Roberto Cláudio (sem partido): 27%

  • Eduardo Girão (Novo): 16%

  • Nulo/Branco: 10%

  • Não sabe/Não respondeu: 6%

Cenário 2:

  • Elmano de Freitas (PT): 38%

  • Ciro Gomes (PDT): 37%

  • Eduardo Girão (Novo): 14%

  • Nulo/Branco: 6%

  • Não sabe/Não respondeu: 5%

Cenário 3:

  • Elmano de Freitas (PT): 38%

  • Ciro Gomes (PDT): 37%

  • Eduardo Girão (Novo): 14%

  • Nulo/Branco: 6%

  • Não sabe/Não respondeu: 5%

Cenário 4 (apenas Ciro e Elmano):

  • Ciro Gomes (PDT): 43%

  • Elmano de Freitas (PT): 42%

  • Nulo/Branco: 10%

  • Não sabe/Não respondeu: 5%

IFCE ABRE INSCRIÇÕES PARA 3,8 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS NO CEARÁ

 


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para 3.830 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais. As oportunidades estão distribuídas em 28 cidades do estado e abrangem diferentes áreas de formação.

Entre os cursos oferecidos estão Automação Industrial, Eletromecânica, Eventos, Informática, Logística, Panificação e Redes de Computadores, entre outros.

As inscrições seguem de 29 de setembro a 19 de outubro, são totalmente gratuitas e devem ser realizadas pela internet, no site qselecao.ifce.edu.br. Pelo menos 50% das vagas são destinadas a candidatos de escolas públicas.

O processo seletivo será feito por análise do histórico escolar, sem necessidade de prova.

Modalidades disponíveis:

  • Integrado: ensino médio junto ao curso técnico no IFCE.

  • Subsequente: para quem já concluiu o ensino médio.

  • Concomitante: para estudantes do ensino médio regular que desejam fazer o curso técnico no contraturno (disponível apenas em Cedro e Maracanaú).

As vagas estão disponíveis nos campi de: Acaraú, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Umirim e Ubajara.

📄 O edital completo com a lista de cursos e vagas por campus está disponível nesta página do processo seletivo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

AVÓS PODEM SER OBRIGADOS A PAGAR PENSÃO AOS NETOS EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS

 A obrigação de sustentar os filhos, por lei, é dos pais. No entanto, em situações excepcionais, os avós podem ser chamados a ajudar financeiramente os netos por meio da pensão alimentícia.

Essa medida só ocorre quando fica comprovado judicialmente que os genitores não têm condições de sustentar os filhos, mesmo após todas as alternativas legais terem sido esgotadas.

“Apenas em casos muito excepcionais, em que for comprovada uma impossibilidade real de arcar com a questão financeira, por ausência, falecimento, prisão… Ou quando, por exemplo, os genitores são muito novos, adolescentes e ainda estão estudando. Nesses casos, são chamados os avós”, explicou a advogada Giovana Sassi, especialista em direito de família, em entrevista a uma emissora de rádio.

A Justiça pode determinar que os avós arquem com a pensão de forma integral ou parcial, levando em conta tanto as necessidades da criança quanto a capacidade financeira deles. “O juiz analisa a situação concreta, a necessidade da criança, se ela é saudável ou tem alguma condição especial que demande mais despesas, e também a possibilidade financeira dos avós de ambos os lados”, destacou a advogada.

Caso os avós sejam acionados, a lei permite que tanto o lado materno quanto o paterno contribuam, garantindo uma divisão mais equilibrada do valor da pensão alimentícia.

MORRE PAULO SOARES, O NARRADOR “AMIGÃO” DA ESPN, AOS 63 ANOS

 


Paulo Soares, narrador e apresentador que se tornou um dos rostos mais icônicos da ESPN, morreu nesta segunda-feira (29), aos 63 anos. A causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado das 13h às 17h, no Funeral Home, localizado no bairro Bela Vista, em São Paulo.

Com mais de 30 anos dedicados à ESPN, Paulo Soares marcou gerações à frente do SportsCenter, programa que apresentou por anos ao lado do jornalista Antero Greco, falecido em 2024, vítima de câncer. Juntos, construíram uma das duplas mais queridas da televisão esportiva brasileira, criando bordões e momentos inesquecíveis para os fãs do esporte.

Conhecido como “Amigão”, Paulo Soares conquistou o público com carisma, bom humor e sua maneira leve de transmitir as notícias. Na despedida do amigo Antero, fez um depoimento emocionado:
"Antero chegava sempre em cima da hora. Em todas as situações. Era uma coisa irritante. Agora, acabei de escrever e dizer: 'Poxa vida, Antero, você gostava tanto de chegar atrasado, em cima da hora, por que você foi embora agora? Para quê sair tão cedo? Não era a hora ainda'."

Ao longo da vida, enfrentou problemas de saúde e passou por seis cirurgias na coluna. Precisou se afastar do trabalho em duas ocasiões recentes: em 2017 e em 2023.

Natural de Goiânia, Paulo Soares começou a carreira no rádio antes de migrar para a televisão. Passou por emissoras como Gazeta, Record e Cultura, até chegar à ESPN em 1990, pouco depois da criação do canal no Brasil. Tornou-se referência dentro da emissora e também atuou como narrador da Rádio Eldorado ESPN no início dos anos 2010.

TERCEIRO ADOLESCENTE BALEADO EM ATAQUE A ESCOLA DE SOBRAL RECEBE ALTA MÉDICA

 


O terceiro adolescente baleado no ataque a tiros ocorrido em uma escola de Sobral recebeu alta hospitalar na tarde deste domingo (28). Os outros dois estudantes feridos já haviam deixado o hospital na quinta-feira (25), mesmo dia do crime que resultou na morte de dois jovens, de 16 e 17 anos. A informação foi confirmada pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Um suspeito foi preso na sexta-feira (26) e, após audiência de custódia realizada no sábado (27), durante plantão judiciário criminal, teve a prisão convertida em preventiva. Trata-se de Bruno Amorim Rodrigues, que já respondia na Justiça por dois homicídios e possuía um mandado de prisão em aberto. Ele nega envolvimento no atentado, mas, segundo informações iniciais, apresentou contradições em seu depoimento.

SOBRE O CRIME

De acordo com a investigação, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da Escola Estadual Luís Felipe, durante o intervalo das aulas, e dispararam contra os estudantes que estavam no estacionamento. Cinco alunos foram atingidos, sendo que dois deles não resistiram e morreram. Uma das vítimas fatais portava drogas, embalagens e uma balança de precisão.

As aulas da instituição foram suspensas, mas a Secretaria de Educação (Seduc) informou que devem retornar no dia 6 de outubro. A pasta também elaborou um plano de apoio psicossocial voltado a estudantes, familiares e servidores da escola.

FALTA DE PAGAMENTO DEIXA VIATURAS PARADAS E COMPROMETE SEGURANÇA EM IGUATU

 


A cidade de Iguatu enfrenta um momento crítico na segurança pública. Diversas viaturas da Polícia Militar, que deveriam estar nas ruas garantindo a proteção da população, estão paradas em uma oficina por falta de pagamento do Governo do Estado do Ceará.

A denúncia foi feita ao vivo durante a programação da Rádio Iguatu.net FM 104.9 e agora chega ao nosso portal para reforçar o alerta da comunidade. De acordo com informações recebidas, a situação tem dificultado o trabalho dos policiais, que ficam sem condições de realizar o patrulhamento de forma eficiente.

O problema está relacionado a pendências financeiras entre o Governo do Estado e a oficina responsável pela manutenção dos veículos. Com o impasse, as viaturas não são liberadas, reduzindo a frota em circulação e prejudicando a segurança da população.

Moradores e autoridades locais consideram a situação inadmissível. A cidade não pode ficar vulnerável por falhas administrativas que afetam diretamente o trabalho das forças de segurança.

O Portal Orós se une ao apelo da população e cobra uma solução urgente do governador Elmano de Freitas e de sua equipe. É necessário regularizar os pagamentos e colocar as viaturas de volta às ruas para garantir que os iguatuenses se sintam protegidos.


Portal Orós/TV Oásis com informações do site Alex Sanatana

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

BATURITÉ: CONSELHEIRO E EX-CONSELHEIRO TUTELAR SÃO PRESOS SUSPEITOS DE INTEGRAR REDE DE PEDOFILIA

 


Um conselheiro tutelar e um ex-conselheiro tutelar do município de Baturité foram presos preventivamente nesta terça-feira (23), suspeitos de fazer parte de uma rede de pedofilia.

Os dois homens, de 32 e 42 anos, são investigados pelos crimes de favorecimento da prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo a investigação, eles ofereciam dinheiro, presentes e passeios a menores em situação de vulnerabilidade para que cedessem às investidas.

Até o momento, pelo menos três garotos foram identificados como vítimas, sendo um deles de somente 14 anos. A polícia apura se outros adolescentes também foram aliciados. Além da dupla, há a suspeita de envolvimento de um terceiro integrante, já preso por outro crime.

A operação que resultou nas prisões foi conduzida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que, além das capturas, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca nos imóveis dos investigados, onde foram apreendidos computadores, celulares, mídias e CDs, que servirão de prova para as investigações.

Segundo a SSPDS, o caso foi imediatamente investigado após a denúncia, o que possibilitou identificar os suspeitos. As apurações continuam para verificar a participação de outras pessoas no crime.

O advogado Ilmar Muniz explicou que servidores públicos que utilizam o cargo para facilitar práticas criminosas podem ter a pena agravada. No caso de conselheiros tutelares, quando há aliciamento de crianças e adolescentes para atos libidinosos, o crime pode ser enquadrado como estupro de vulnerável, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.

MEDICAMENTOS PODERÃO SER VENDIDOS EM FARMÁCIAS INSTALADAS EM SUPERMERCADOS, APROVA CAS

 


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (17) um projeto que autoriza a instalação de farmácias dentro da área de supermercados. A proposta é uma alteração ao Projeto de Lei 2.158/2023 e foi aprovada em caráter terminativo. Agora, seguirá para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja pedido de votação no Plenário.

O texto altera a Lei de Controle Sanitário de Medicamentos (Lei 5.991/1973). Inicialmente, a ideia era permitir a venda de remédios sem prescrição diretamente nos supermercados, com apoio de farmacêuticos presenciais ou virtuais. Após debates em audiências públicas, a proposta foi modificada: em vez da venda nas gôndolas, será autorizada a instalação de farmácias completas dentro dos supermercados, em espaços separados e obedecendo às regras da Anvisa.

A exigência de farmacêutico em tempo integral foi mantida, assim como a proibição da venda de medicamentos em bancadas ou prateleiras fora do espaço farmacêutico. O projeto também cria regras para remédios de controle especial, que deverão ser pagos antes da entrega ou transportados em embalagens lacradas até o caixa. Além disso, canais digitais poderão ser usados apenas para entrega, respeitando as normas sanitárias.

A proposta foi considerada mais restritiva e técnica, equilibrando o acesso da população com a segurança da saúde pública. Especialistas alertaram que a automedicação pode trazer riscos, como intoxicações, falhas de tratamento e agravamento de doenças, mesmo em medicamentos de uso comum como analgésicos e anti-inflamatórios.

O parecer também destacou que a venda de medicamentos de forma indiscriminada poderia prejudicar pequenas farmácias, especialmente em áreas periféricas, além de reduzir a procura por serviços de orientação farmacêutica.

Duas emendas foram rejeitadas: uma que permitiria a venda de medicamentos sem a presença de farmacêutico e outra que tratava da proibição de marcas próprias de medicamentos por farmácias e drogarias, já regulamentada pela Anvisa.

Durante a votação, os senadores ressaltaram que o substitutivo trouxe equilíbrio ao tema, garantindo maior acesso da população a medicamentos, sem abrir mão da segurança. A decisão foi aprovada por unanimidade, após três audiências públicas.

Com isso, a expectativa é que, além de ampliar o acesso da população a medicamentos, a concorrência possa reduzir os preços, tornando-os mais acessíveis para os consumidores.


Por: Portal Orós – TV Oásis

terça-feira, 23 de setembro de 2025

LEGISLATIVO EM AÇÃO: VEREADOR MARCONIÊR MOTA É INDICADO PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ EM 2026

 


O cenário político do município de Icó ganhou um novo capítulo importante. Em consenso articulado pela bancada de vereadores, com a participação da liderança política Neto Nunes, da ex-prefeita Laís Nunes, do ex-prefeito Marcos Nunes e do atual presidente da Câmara, Alan Robson, foi anunciada a indicação do vereador Marconiêr Mota (PT) para a presidência da Câmara Municipal no exercício de 2026.

 Professor, ex-secretário de Educação e vereador eleito por cinco mandatos, Marconiêr é reconhecido pela humildade, serenidade, honestidade e respeito ao próximo, mantendo o diálogo aberto em busca de melhorias para a população icoense. Sua experiência e espírito público são apontados como fatores essenciais para fortalecer a união do grupo político e consolidar um trabalho conjunto em benefício do município.

 Durante o anúncio, também foi confirmada a continuidade do vereador Eliseu Amâncio como líder do governo, reforçando a sintonia entre Executivo e Legislativo.

 A decisão é considerada estratégica para garantir estabilidade política em Icó, fortalecer o debate democrático e avançar nas ações voltadas ao desenvolvimento do município e à qualidade de vida dos icoenses.

 

POR: PORTAL ORÓS  - @TV.OASIS

SIMÃO PEDRO REFORÇA APOIO A AGRICULTORES CEARENSES E CELEBRA SANÇÃO DE LEI EM DEFESA DA CAUSA ANIMAL


O deputado estadual Simão Pedro segue atuando em duas frentes importantes para o desenvolvimento do Ceará: o fortalecimento do setor produtivo no campo e a defesa da causa animal.

Essa semana, o parlamentar esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), reunido com o Secretário Executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos, para tratar de ações e projetos que impulsionem o trabalho dos agricultores cearenses. O objetivo é ampliar políticas públicas que gerem mais oportunidades, renda e qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo.

“Nosso compromisso é valorizar o agricultor, incentivar a produção e construir um futuro de mais prosperidade para o nosso estado”, destacou Simão Pedro.

Além da pauta do agronegócio, o deputado comemorou a sanção da Lei nº 19.433/2025, de sua autoria, que declara de utilidade pública a Associação Animais Indefesos de Santa Quitéria (AAISQ). Com a conquista, a entidade passa a contar com mais credibilidade institucional, acesso a recursos públicos, benefícios fiscais e maior poder de articulação.

“Esse reconhecimento fortalece o trabalho da ONG no resgate, acolhimento, adoção responsável e mutirões de castração. Seguimos firmes na defesa da causa animal e na construção de um Ceará mais justo, solidário e humano”, afirmou.

Com ações que vão do campo à proteção animal, Simão Pedro reafirma seu compromisso em construir políticas que transformem realidades e promovam um Ceará mais próspero e inclusivo.

POR: PORTAL ORÓS  - @TV.OASIS


DIREITO DISPARA COMO O CURSO MAIS PROCURADO PELOS CEARENSES NA ÚLTIMA DÉCADA

 


O curso de Direito segue firme na liderança como a graduação mais escolhida pelos estudantes do Ceará nos últimos dez anos. De acordo com o Censo da Educação Superior 2024, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 2014 e 2024, nada menos que 103.524 alunos ingressaram em Direito no Estado — sendo a esmagadora maioria (92%) em instituições privadas.

Na lista dos cursos mais procurados pelos cearenses no mesmo período, aparecem ainda: Administração (67.684 ingressantes), Enfermagem (56.061), Psicologia (48.404), Ciências Contábeis (36.649), Pedagogia (32.772) e Fisioterapia (29.299).

O levantamento mostra também que, apenas em 2024, Direito voltou a liderar o ranking, com 8.261 novos estudantes, dos quais 91% ingressaram em faculdades particulares. A pesquisa do Inep abrange universidades, centros universitários, faculdades, institutos federais e Cefets.

Apesar da predominância do setor privado, o destaque ficou para o crescimento da rede federal no Ceará. As matrículas saltaram de 29.530 em 2010 para 52.892 em 2024. Dentro desse universo, quase um quarto dos estudantes (24,81%) optou por cursos da área de Educação; 24,56% escolheram Engenharia, Produção e Construção; 10,45% seguiram para Saúde e Bem-Estar; e 10,7% escolheram Negócios, Administração e Direito.

O cenário local acompanha a tendência nacional: nos últimos dez anos, a rede federal de ensino superior foi a que mais cresceu no Brasil, com aumento de 11,7% nas matrículas. Já as instituições estaduais tiveram expansão de 8,3%, enquanto as municipais registraram forte queda de 51,2%.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

ICÓ RECEBE SEMINÁRIO REGIONAL DAS ESCOLAS LEGISLATIVAS E MOBILIZA CIDADES DO CENTRO-SUL


Nos dias 11 e 12 de setembro, Icó foi sede do Seminário Regional das Escolas Legislativas – Centro-Sul, realizado pela ALECE por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE), presidida pelo deputado Simão Pedro, com coordenação acadêmica de Sarah Holanda e parceria da UVC.

O Teatro da Ribeira dos Icós ficou lotado na abertura oficial, que contou com autoridades estaduais, vereadores, prefeitos e professores. Durante dois dias, o público participou de uma programação intensa com palestras, cursos e oficinas sobre cidadania, saúde mental, inclusão e competências do mandato parlamentar.

Uma das atividades mais animadas foi a Oficina do Parlamento Jovem, que é uma parceria da UNIPACE com a Diretoria Legislativa, dirigida por Carlos Martins. O projeto vai escolher dois alunos por cidade para ouvir as demandas nas escolas e, depois, passar um dia no Parlamento Estadual, vivenciando o trabalho de um deputado.

A diretora acadêmica Sarah Holanda destacou que a iniciativa leva formação de qualidade ao interior e incentiva a participação dos jovens:

“Queremos que cada aluno volte para sua escola como multiplicador, mostrando que todos podem participar das decisões que impactam sua cidade.”

O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, que solicitaram a realização de novas edições para continuar o trabalho de formação cidadã e troca de experiências entre os municípios da região.