quarta-feira, 27 de julho de 2016

TRANSPORTE AÉREO GARANTE TRANSPLANTES DE CORAÇÃO NO CEARÁ

Duas famílias da Região do Cariri doam órgãos e garantem transplantes no Hospital de Messejana. Na última terça-feira (26), no Hospital Regional do Cariri (HRC), o gesto de duas famílias do Cariri fez a doação de órgãos ser possível. Em menos de sete horas os corações doados já estavam nos pacientes internados em Messejana. As informações são do Governo do Estado do Ceará.

O primeiro transplante foi concluído às 4h desta quarta-feira (27). O segundo, que começou por volta das 6h, terminou por volta das 8h. As doações foram completas. Além dos corações, foram doados os rins, fígados e córneas. O transporte dos órgãos do Cariri para Fortaleza só foi possível porque o Governo do Estado assegurou e liberou duas aeronaves.

Desde 2008 o Governo do Estado garante aeronaves para o transporte aéreo de órgãos. Tempo é fundamental para o aproveitamento dos órgãos e a efetividade das doações. Por isso, a necessidade do transporte aéreo. A primeira aeronave, com a equipe de profissionais, chegou a Juazeiro do Norte às 19h30 de terça (26). A equipe levou os órgãos, com as cirurgias de captação feitas no HRC.

Os corações já estão batendo no peito de dois aposentados, que após os transplantes estão em situação estável sob os cuidados da equipe do Hospital de Messejana. Um é o engenheiro aposentado Joaquim Nunes da Costa, 68 anos, que sofria de miocardiopatia hipertrófica. Há três meses ele está internado no Hospital de Messejana, esperando transplante. A família, para fazer um acompanhamento de perto, se mudou da Paraíba para Fortaleza, alugando uma casa em frente ao hospital. O outro transplantado é o pedreiro Clóvis Costa, 60 anos, de Fortaleza. Com miocardia isquêmica, ele estava internado na espera de um coração há duas semanas.

 A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Cariri, as equipes de captações de órgãos do HR Cariri e as equipes trasplantadoras do Hospital de Messejana, Hospital Geral de Fortaleza e do Hospital das Clínicas viveram uma dia, com feitos considerados raros. Não é comum o registro de duas captações de coração num único dia. O trabalho da OPU do Cariri. Com a participação do enfermeiro Wagner Brito, a família do jovem de 18 anos, vítima de um acidente de motocicleta no município de Salitre, no Cariri, foi sensibilizada e decidiu doar os órgãos às 10h. Logo em seguida, às 11h30, mais uma vez, sensibiliza a família de outra vítima, um jovem de 23 anos, de acidente de moto, ocorrido em Araripe.

Em todo o ano de 2015 foram realizados 24 transplantes de coração. O chefe da equipe de transplantes de coração do Hospital de Messejana, João David de Souza Neto, está entusiasmado com o ritmo de transplantes e prevê que "até o final de 2016 vamos bater todos os anos de transplantes de coração", comemora. Ele lembra que é preciso manter ativas e permanentes as mobilizações para o "sim" as doações porque há 18 pacientes aguardando um coração saudável.  

Recordes ano a ano


Desde 2007 o Ceará bate recordes de transplantes de órgãos. Em 2007 foram realizados 654 e no ano anterior, 446. Em 2008, pulou para 742. No ano de 2009, chegou a 760. Em 2010, aumentou para 872. Em 2011, o total de transplantes realizados subiu para 1.295.  Em 2012, houve recuo para 1.269. Em 2013, sobe novamente e chega a 1.361. Em 2014, o Ceará fez 1.399, e em 2015 atingiu 1.433 transplantes. Este ano, até o dia 26 de julho, já foram feitos 837 transplantes de órgãos e tecidos no Estado. 

MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário