quarta-feira, 18 de março de 2020

Sobe para 11 número de casos de coronavírus no Ceará


A atualização da Secretaria da Saúde feita nesta terça-feira (17) mostra que o número de casos de pessoas confirmadas com o novo coronavírus subiu para 11, dois dias depois da primeira detecção da doença no Ceará. No domingo (15) foram três confirmações, enquanto nesta segunda-feira (16) foram nove.

Há ainda outras 146 pessoas investigadas com suspeita de ter contraído a Covid-19. O Ceará já descartou a possibilidade do novo vírus em 102 pessoas.

Os diagnosticados com a Covid-19 estão distribuídos por Fortaleza (9) e Aquiraz (1), na Região Metropolitana. Uma outra pessoa diagnosticada com a doença não é residente do estado, sendo de São Paulo.

Coronavírus no Brasil
O Brasil registrou a primeira morte pelo coronavírus nesta terça-feira (17), confirmada pelo governo de São Paulo. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão.

O balanço atual do Ministério da Saúde, divulgado em coletiva nesta terça, aponta 290 infectados. As secretarias estaduais de saúde, entretanto, contabilizam mais de 300 casos confirmados.

5 mil kits de testagem
Nesta terça-feira, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou a aquisição de 5 mil kits para diagnosticar o novo coronavírus no Estado. Com o uso do material, é possível detectar a doença em até 4 horas.

De acordo com Camilo, os itens foram importados dos Estados Unidos e devem ser distribuídos entre os 14 equipamentos de saúde, preparados para receber pacientes que possam ser infectados pelo coronavírus. Anteriormente, o Ministério da Saúde havia enviado 240 kits.

O estado trabalha, desde esta segunda, com decreto de estado de emergência em saúde pública. Além disso, definiu junto ao comitê formado para conter o avanço da doença diversas medidas a serem adotadas nos próximos dias, dentre elas:

suspensão de aulas nas escolas e universidades públicas por 15 dias a partir de quarta-feira (18);
suspensão de eventos públicos com a participação de mais de 100 pessoas;
suspensão de visitas nas unidades prisionais;
suspensão das férias de todos os servidores de saúde do estado do Ceará;
obrigatoriedade de higienização diária dos meios de transporte públicos na capital e interestaduais
envio de ofício para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Anvisa solicitando suspensão de voos internacionais para o Ceará.
No novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda (16), o Brasil tem 234 casos confirmados da doença. Além disso, 2.064 casos são suspeitos e 1.624 foram descartados.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário