quarta-feira, 15 de abril de 2020

'Óbitos por Covid-19 têm aumentado nos hospitais públicos', diz secretário da Saúde do Ceará



Enquanto os óbitos diários por Covid-19 diminuem no sistema particular de saúde do Ceará, a mortalidade aumenta nas unidades públicas, conforme afirmou nesta nesta terça-feira (14) o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o dr. Cabeto.

O Ceará é um dos estados mais afetados pela doença, com 107 óbitos e mais de dois mil casos de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

O secretário explica que existe uma média de tempo entre o início dos sintomas em um paciente e o momento em que ele procura a unidade de saúde. No caso dos pacientes que buscam hospitais públicos, a média observada é maior, se comparada aos que se dirigem a unidades privadas.

“Isso provavelmente explica a mortalidade nos hospitais públicos ser muito maior do que nos hospitais privados. No sistema público, as pessoas estão chegando três dias depois que começam os sintomas. E a gente sabe que tem um momento entre o quinto e o oitavo dia, que define se cura ou aumenta a gravidade”, detalha.

A comparação, segundo dr. Cabeto, faz sugerir uma possibilidade de acréscimos de mortalidade caso a chegada na Atenção Básica não seja estruturada, se o diagnóstico não for mais precoce, ou se não for mantido o número de leitos disponibilizados pelo Estado em todas as regiões. Ele afirma que se houver uma saturação do sistema, a mortalidade pode aumentar, a exemplo do que aconteceu em outros países.

“É muito importante que as pessoas procurem rápido o sistema. Não hesitem em ligar no nosso 0800 ou entrar no chat pra tirar dúvidas. Mas se você tem mais de 60 anos, se você tem doenças crônicas, deve ser visto por um profissional de saúde que possa te orientar, pra gente monitorar os sintomas”, ressalta.


Por Bárbara Câmara, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário