quinta-feira, 16 de abril de 2020

Secretaria da Saúde projeta 3.734 casos de Covid-19 no Ceará com 373 pessoas em UTIs dentro de sete dias



A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) projeta que em 23 de abril o Ceará tenha 3.734 casos de Covid-19 e 373 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O prognóstico, divulgado na noite desta quarta-feira (15), considera que 10% dos casos da doença necessitem de UTI e 20%, de enfermarias.

Conforme o documento da Sesa, os leitos das UTIs podem atingir a ocupação total no dia 21 de abril, com 310 pessoas internadas. A previsão leva em consideração que na data 3.100 pessoas vão estar contaminadas com a doença (10% delas precisando estar em UTI).

Óbitos
A simulação também prevê que o estado tenha uma grande elevação no número de mortes por coronavírus. O prognóstico aponta que no dia 5 de maio os óbitos pela doença cheguem a 250 pessoas por dia.

Segundo a Secretaria da Saúde, a metodologia usada para a projeção de cenários foi um modelo adaptativo chamado de Filtro de Kalman, com dados obtidos do Ceará, do Brasil e de alguns países alvos, escolhidos a partir do critério de maior número de dias no enfrentamento da pandemia.

Nesta terça-feira(14), o secretário da Saúde do Ceará Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, alertou, em coletiva de imprensa, que o nível de ocupação de UTIs já estava em 90%. Neste dia, eram 120 internações em UTIs no estado por Covid-19, segundo ele. "Se houver saturação desse sistema, mais uma vez vamos ter um aumento da mortalidade. À medida que você sai dos bairros com maior estrutura social pros bairros com menor estrutura e pro restante dos municípios do Ceará, estamos assistindo um aumento na mortalidade", disse.



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário