quarta-feira, 26 de julho de 2023

Quer renegociar contas atrasadas em Fortaleza? Veja como



Os consumidores com contas atrasadas, de qualquer natureza ou valor e independentemente da renda, que desejam renegociar os débitos poderão recorrer ao Programa Renegocia, do Governo Federal, lançado nesta segunda-feira (24).

Para ajudar aos endividados a aderir ao Programa, o Procon Fortaleza está prestando orientação, de modo que os consumidores saibam acessar a plataforma disponibilizada pelo Governo. A ação vai até o dia 11 de agosto.

De acordo com a orientação da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, é possível formalizar o pedido de renegociação pela plataforma, relatando o problema no campo “Descrição da Reclamação”, e seguir todos os passos do sistema.

A empresa ou credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

O Procon Fortaleza oriente que consumidor avalie sua capacidade de pagamento sem comprometimento da renda familiar e não contraia novos empréstimos ou cartões de crédito durante o pagamento da dívida.


Tire suas dúvidas:

1. O que é o Renegocia!?

O Renegocia é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível.


2. Qual a diferença entre o Renegocia! e o programa Desenrola Brasil?

O Renegocia e o Programa Desenrola Brasil são duas iniciativas promovidas pelo Governo Federal para negociar dívidas. O mutirão tem como foco principal a prevenção ao superendividamento, ou seja, tem como foco maior aqueles consumidores que estão em situação de endividamento excessivo. Além disso, as negociações no Renegocia são acompanhadas e monitoradas pelos órgãos de defesa do consumidor.

Já o Desenrola é um Programa coordenador pelo Ministério da Fazenda desenvolvido em três fases. Saiba mais aqui.


3. Quando e onde acontecerá o Renegocia!?

O mutirão ocorrerá no período de 24 de julho a 11 de agosto, e será realizado de forma presencial nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor). É possível também utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas.


4. Quais documentos devo levar para participar do Renegocia!?

Para participar do mutirão, é obrigatório levar seu documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, leve qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.


5. Quais dívidas podem ser negociadas no Renegocia!?

O mutirão abrange dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros. O objetivo é fornecer suporte abrangente para os consumidores em diferentes áreas de endividamento.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário