terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Baleia é vista presa a rede de anzóis e grupo ajuda animal a se soltar, em Fortaleza



 Um grupo de instrutores de uma escola de esportes náuticos ajudou a desenlaçar uma baleia-de-minke que estava presa a uma rede de pesca no mar da Praia do Náutico, em Fortaleza, no último sábado (9). Os homens foram de barco até o animal, que pensavam ser um golfinho, e cortaram a rede que estava presa à cauda da baleia. 

De acordo com Emanuel Silva, proprietário da escola que funciona à beira da praia, ele e os demais instrutores estavam trabalhando quando notaram uma boia no mar realizando um trajeto que eles acharam estranho.

"Um dos nossos instrutores avistou uma boia subindo contracorrente. Não era normal aquela boia estar lá, muito menos uma boia navegando sozinha, ainda mais contra o vento. Então já pela experiência a gente entendeu que seria algum peixe, um boto, um golfinho, que é normal ali naquela região, preso à rede", contou Emanuel ao g1.

Para resgates deste tipo, contudo, a recomendação é acionar órgãos especializados, como a ONG Aquasis, que atua no litoral cearense, evitando, assim, riscos tanto para quem tenta ajudar o animal, como para o próprio bicho.

"A gente montou o barco e foi em direção a ele. A gente jurava que era um golfinho porque subia e boiava, parecia muito um golfinho. Quando a gente chegou lá, a gente pegou essa boia, pegou essa rede e essa linha e começou a puxar", relembra. "E a gente puxando, puxando, e quando a gente puxa, a baleia sobe assim do lado da nossa embarcação", recorda o instrutor.

Conforme Emanuel, a baleia estava presa a uma rede de espinhel, que é uma rede com vários anzóis presos a uma linha, feita para pegar vários peixes de uma vez.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário