O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está cobrando providências imediatas para garantir a segurança da Ponte Piquet Carneiro, localizada na CE-282 sobre o Rio Salgado, nas proximidades de Icó. A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) tem o prazo de dez dias para apresentar um plano de reparação e controle dos danos estruturais identificados.
Construída em 1939, a ponte é considerada um símbolo histórico e um dos principais cartões postais da cidade de Icó. No entanto, segundo relatório da SOP enviado ao MP em abril de 2024, a estrutura apresenta elevado grau de deterioração, com problemas como lajes com armaduras expostas e corroídas, estacas da fundação à mostra, desagregação do concreto, manchas de umidade e vigas com desplacamento do revestimento.
A situação é monitorada pelo Ministério Público desde junho de 2024. Diante do agravamento dos danos, o órgão cobra agilidade do Governo do Estado para garantir a integridade da ponte e a segurança de quem trafega pela região.
Em resposta, a SOP informou que o projeto de recuperação da ponte deve ser finalizado até o fim de junho. Após isso, será encaminhado para o processo de licitação, obedecendo aos trâmites legais.
A comunidade icoense e motoristas que utilizam a rodovia aguardam uma solução rápida para evitar riscos maiores e preservar este importante patrimônio da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário