segunda-feira, 7 de julho de 2025

PREVISÃO INDICA AUMENTO DE CHUVAS EM TODO O CEARÁ A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

 


As chuvas voltaram a marcar presença no Ceará nesta segunda-feira (7), com registros isolados em diferentes regiões, como o litoral, Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é de que as precipitações se intensifiquem nos próximos dias, especialmente a partir de quarta-feira (9).

 A previsão aponta a chegada de áreas de instabilidade vindas tanto do Oceano Atlântico quanto do interior do Nordeste, favorecendo chuvas mais abrangentes e com volumes maiores em todas as macrorregiões cearenses. As regiões da Jaguaribana, Cariri e a faixa litorânea — incluindo a capital Fortaleza — devem registrar precipitações com intensidade moderada.

 Na capital, os primeiros dias da semana devem seguir com chuvas fracas e isoladas, concentradas entre a madrugada e o início da manhã. Já na quarta-feira, os acumulados tendem a aumentar, com expectativa de pancadas moderadas durante a noite. As temperaturas em Fortaleza variam entre 23°C e 32°C.

 No interior do estado, os termômetros podem alcançar até 36°C, enquanto nas áreas serranas do sul e oeste, as temperaturas podem cair para 16°C durante a madrugada. A previsão ainda indica ventos de até 50 km/h, soprando predominantemente do sudeste.

 Apesar de estarmos fora da tradicional quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio, os cearenses têm sido surpreendidos pelas chuvas no início deste mês de julho. A Funceme explica que essas precipitações estão associadas a áreas de instabilidade que se deslocam do leste nordestino, além de fatores locais, como o relevo, a brisa e a combinação entre temperatura e umidade.


Portal Orós

Nenhum comentário:

Postar um comentário