sábado, 17 de setembro de 2011

Comitiva do Timor Leste identifica boas práticas realizadas em Orós que podem ser implementadas no seu País

O município de Orós recebeu na manhã de ontem (17) uma comitiva formada por representantes do governo do Timor Leste e membros do Ministério da Educação do Brasil (MEC). A comitiva foi recepcionada pela prefeita Fátima Maciel Bezerra, pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Orós, pela coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, Virlena Rios, dentre outras autoridades.

Durante a visita, que se estenderá até a próxima segunda-feira (19), os timorenses irão conhecer as boas práticas adotadas pelo município de Orós na área da segurança alimentar, com ênfase na merenda escolar. O objetivo é identificar ações bem sucedidas que possam ser adaptadas à realidade do Timor Leste.

“Está sendo uma grande honra para nós receber a comitiva do Timor Leste. Isso mostra, mais uma vez, que levamos a sério a questão da segurança alimentar. Trabalhando seriamente para garantir uma boa gestão da merenda escolar e para que os estudantes e a população carente de Orós tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Também estimulamos a economia local por meio da compra de alimentos diretamente dos agricultores familiares”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

De acordo com a assessora Internacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Débora Santos, o município de Orós foi escolhido para receber a comitiva do Timor Leste por realizar um trabalho muito bem implementado e que funciona de forma sustentável. “Inicialmente, a idéia era levar a comitiva para conhecer outros municípios brasileiros, contudo, Orós tem todos os programas que queremos apresentar funcionando muito bem, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a construção de cisternas, o controle social do Pnae, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a despolpadeira de peixe e a agricultura familiar”, destaca.

“Orós se encaixou perfeitamente no que queríamos mostrar ao Timor Leste. Nós temos uma dificuldade muito grande de encontrar lugares que tenham bons projetos e que dêem continuidade a essas ações. E nós encontramos isso aqui, projetos bem implementados, que continuam em andamento. A organização social e a atuação do Conselho de Segurança Alimentar também pesaram muito para a escolha do município”, acrescenta a técnica do Pnae/FNDE, Cássia Amaral.
EXPERIÊNCIA
Para o diretor Nacional de Ação Social Escolar do Ministério da Educação do Timor Leste, Carlito Mota, a visita a Orós a primeira manhã da visita a Orós está sendo bastante produtiva. “Uma coisa que achei muito interessante foi a construção de cisternas, algo que nos faz muita falta do Timor Leste, uma vez que a maioria das escolas não tem acesso a água potável. Outra coisa que achei interessante foi a maneira como o programa da alimentação escolar é implementado aqui em Orós, promovendo a integração entre diferentes setores, sociedade, pais, professores e estudantes, dentre outros. O cardápio bastante variado também foi outro ponto que chamou bastante a nossa atenção”, diz.

Segundo Carlito Mota, além da dificuldade de abastecimento de água, o Timor Leste enfrenta outros problemas, como o acesso a algumas escolas, devido à falta de estradas, a carência de capacitação das merendeiras e a insuficiência de alimentos. Atualmente, o Timor Leste importa arroz e feijão da Tailândia e do Canadá, respectivamente. “Hoje, o cardápio da merenda escolar no Timor é composto somente por arroz, feijão, sal e óleo”, conta.

Na manhã do primeiro dia de visita a Orós, a comitiva do Timor Leste conheceu um pouco as ações de segurança alimentar implementadas pelo município, o funcionamento do programa da merenda escolar e a padaria e a cozinha comunitárias. Atualmente, 27 famílias trabalham na padaria e na cozinha comunitária. Toda a produção da padaria é revertida para a sua manutenção e a do restaurante, que oferece 150 refeições gratuitas por dia.
A programação também inclui visita ao projeto de beneficiamento de peixe da Associação Comunitária do Sítio Jurema, onde são produzidos itens como bolinhas, linguiça e buchada de peixe, um produto inovador. A comitiva também irá visitar os grupos de produção de peixes das Associações dos sítios Cedro e Jardim e do distrito de Guassussê. No início deste ano, os grupos criadores de peixe foram beneficiados com a instalação de uma fábrica de gelo no sítio Jurema, com capacidade para produzir três mil quilos de gelo por dia, o que ajuda a escoar a produção.

RECONHECIMENTO
Nos últimos anos, Orós tem ganhado destaque no cenário estadual e nacional como um município que acumula importantes avanços na área de segurança alimentar. Por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, Orós foi contemplado com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, da ONG Ação Fome Zero. O Prêmio tem o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Já em 2010, Orós recebeu o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. O município foi premiado pela prática “Cozinha Comunitária - Nutrição à Mesa”. A Prefeitura de Orós foi a única do Ceará entre as dez prefeituras vencedoras da 3º edição do Prêmio ODM.
--
Dháfine Mazza
Jornalista (MTE 2157/CE)
MSN: dhafine@hotmail.com
Celular: (85) 9919-5969

Nenhum comentário:

Postar um comentário