sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Produto orgânico é destaque em feira

Feira da Agricultura é celebrada com sucesso, obtendo a preferência do consumidor os produtos orgânicos e naturais

Quixelô. Ao som da sanfona, do zabumba e do triângulo e em meio aos gritos dos feirantes foi realizada nesta cidade, localizada na região Centro-Sul, a Feira da Agricultura Familiar. Pequenos produtores rurais de 20 comunidades atraíram os consumidores que encontraram produtos diversos, galinha caipira, ovos, frutas, verduras, peixe, queijo de coalho, bolo de milho, macaxeira e batata, além de artigos de artesanato.

Com o lema "Hoje é dia de feira" o evento movimentou a menor cidade da região e mostrou-se fortalecido para ocorrer mensalmente. A maioria dos feirantes aprovou a ideia e ficou satisfeita com as vendas realizadas. "Vendi todas as galinhas caipiras e sobraram poucos ovos", comemorou a produtora rural de base familiar, Josefa Fausto da Silva, do Sítio Mulungu. "Com certeza, quero participar da próxima feira". O coordenador do Instituto Elo Amigo, uma ONG, com sede em Iguatu, Marcos Jacinto, disse que o objetivo do evento é abrir um canal de comercialização, promover maior visibilidade dos produtos e ampliar a renda dos pequenos produtores rurais.

"O maior entrave não é a produção, mas a comercialização, pois a maioria enfrenta dificuldade para escoar o produto do campo para a cidade, para os centros consumidores", afirmou Marcos Jacinto.

A avaliação dos organizadores da Feira da Agricultura Familiar de Quixelô foi positiva. "Houve boas vendas e os produtores estão motivados", disse a secretária de Agricultura do Município, Marta Rocha.

Os produtos mais comercializados foram frutas, verduras de cultivo orgânico, isto é, sem uso de defensivos agrícolas e produtos químicos, aves, ovos, queijo, doce e tilápia, produzida em cativeiro nas águas do Açude Orós. Já o artesanato, embora de excelente qualidade, com a etiqueta Renda Criativa, obteve reduzidas vendas.

Diário do Nordeste - Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário