quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde de Orós, junto com a atenção Básica e NESMS E PSF Centro, estarão amanhã dia 17 realizando algumas ações:

07:30 na Praça Anastácio Maia - Verificação de Glicemia e Pressão Arterial - Equipe Responsável: Enfermeira do PSF Centro Cibelly Vidal e Coordenador do NESMS Rodrigo Costa;
16:30 - na Praça Chico Costa na Entrada da Cidade: Verificação de Glicemia, Pressão Arterial e Atividade Física,- Equipe Reponsavel: Coordenadora da Atenção Básica Ariane Godim, Enfermeira do PSF do Centro Cibelly Vidal e Profissional de Educação Física Mauricio Junior.

Dia Mundial do Diabetes

Diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.


Sem a educação em diabetes, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões baseadas em informação, fazer mudanças de comportamento, lidar com os aspectos psicossociais e, por fim, não estar equipado o suficiente para fazer um bom tratamento. O mau controle resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações.


O papel dos educadores em diabetes é essencial, juntamente com a equipe multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com diabetes monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação.


A maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes, devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Algumas nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidas dos benefícios que a educação em diabetes pode trazer. Esses pacientes podem achar, por exemplo, que a interação com o médico fornece toda a educação de que precisam. A campanha do Dia Mundial do Diabetes vai promover a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle, além de defender mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário