terça-feira, 28 de maio de 2013

I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas na cidade de Icó

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, que tem a frente à ex - procuradora de Justiça Socorro França, realizou, hoje 28 de maio, a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas na cidade de Icó o evento aconteceu no centro social urbano.

Ao todo, serão realizados 22 encontros, nos municípios sede das Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (Cres), envolvendo os 180 municípios do Ceará. A Jornada conta com uma média de 200 participantes por encontro em Icó participaram mais de 300 pessoas, o objetivo do evento é fortalecer as Políticas Públicas sobre Drogas no Estado.

O evento contou com as presenças do Prefeito de Icó Jaime Jr, a 1ª dama Drª Adriana Santana, Vice-prefeito Diassis Pereira, Presidente da Câmara Gilberto Barbosa, Promotor de Icó Tiago Marques, Promotor de Cedro Leidomar Pereira, Dr. Walfrido Monteiro (Diretor Administrativo e Financeiro do DAE - Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado), Representando Umari Maria do Socorro Lustosa (Secretaria de saúde), Representando Cedro João Alverne (Secretário de ação Social), Drª Virlena Rios (Secretaria de ação social) e os demais secretários municipais de Icó. Todas as cidades da nossa região foram convidadas mais além de Icó somente Umari e Cedro enviaram seus representantes.
E o Portal Orós conversou com a Drª Socorro França

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 5.565 municípios. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios – CNM realizada em 2011 confirma que o consumo do crack se alastrou por todo o país. Esta pesquisa contou com a participação de 4.400 municípios e revela que o crack está em 98% das cidades brasileiras ocupando o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural. No Ceará, dos 184 municípios, 117 foram pesquisados. O crescimento do tráfico e uso do crack por ser “mercadoria de baixo custo”, também está associado ao fator econômico, o que tem favorecido este comércio ilícito.

O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas – LENAD, Uso de cocaína e crack no Nordeste, realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para políticas públicas do Álcool e outras drogas em 2012, identificou na região Nordeste 832 mil pessoas que fizeram uso destas substâncias no último ano, sendo a 2ª região com maior prevalência no país, e no Brasil, são 2,8 milhões de pessoas.

A Implantação da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, criada através da Lei Nº 15.234 de 19 de novembro de 2012, com o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas às políticas públicas sobre drogas realiza esta ação com intuito de mobilizar e integrar as ações do Estado com os 184 municípios, de forma a subsidiar os planos e programas de iniciativa dos governos, Federal, Estadual e Municipal.


Este evento de Icó foi uma grande experiência de vida para todos aqueles que participaram depois dos depoimentos da cantora e radialista Socorro Gaitada e do vendedor Corintiano. Fiquei extremante feliz por ter sido o mestre de cerimonia desta solenidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário