quarta-feira, 22 de abril de 2020

Laboratório no Hemoce tem até 90% de exames positivos para Covid-19



Um laboratório de emergência de biologia molecular para detectar casos de covid-19 foi instalado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) há 12 dias, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. A unidade foi habilitada para desafogar o Laboratório Central do Ceará (Lacen) com a demanda crescente por testes da doença, e vem constatando entre 80% e 90% de positividade nos exames que realiza.

A informação é de Fábio Miyajima, coordenador do laboratório e especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-CE). Até esta terça-feira (21), a unidade havia processado mais de 500 amostras e liberado mais de 400 resultados para conhecimento do sistema de saúde. 

Segundo Fábio, as amostras enviadas ao local são “demanda prioritária” do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e de outros hospitais definidos pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Ele projeta que, em breve, também podem chegar exames do Hospital Leonardo da Vinci e do hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas.

O coordenador avalia que o índice de positividade pode estar enviesado porque as amostras são de pacientes já internados com sintomas da doença. 

Por: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário