Uma menina de cinco anos passou por um transplante de fígado realizado pela primeira vez no Ceará, no município de Ubajara, localizado a cerca de 310 quilômetros de Fortaleza.
A criança foi a primeira paciente a receber um transplante pediátrico de fígado com doador vivo, segundo a Defensoria Pública do Estado do Ceará. Ela estava tratando uma doença genética grave que apresenta alto volume abdominal, devido a uma cirrose com mal funcionamento do órgão.
Como o procedimento aconteceu
Ainda conforme informações do órgão, para a cirurgia, foram necessárias duas equipes médicas simultâneas trabalhando em salas diferentes.
"O doador (uma prima da criança) doou 20% de seu órgão em funcionamento. Além disso, foi preciso uma autorização judicial para tal procedimento, já que em se tratando de tal parentesco, é considerado parente de quarto grau, segundo a lei brasileira.", explicou, em nota, a defensoria.
A criança e a doadora passam bem e seguem se recuperando em uma unidade hospitalar de Fortaleza.
A ação foi acionada pelo próprio médico que realizaria o transplante, que demandou o Grupo de Trabalho dos Transplantes da Defensoria.
“Recebi uma ligação do próprio médico, que é uma das referências aqui no Ceará deste tipo de transplante, e que já realizou mais de 2.000 transplantes deste tipo. Dei entrada no sábado mesmo e foi deferido no mesmo dia, sendo o primeiro transplante de vivo intervivos com criança no Estado do Ceará”, disse o defensor público Régis Gonçalves Pinheiro.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário