Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que necessitam de atendimento especializado têm até esta sexta-feira, dia 6 de junho, para fazer a solicitação. O pedido deve ser realizado no momento da inscrição, através da Página do Participante.
De acordo com o edital do Enem, podem solicitar atendimento estudantes com condições específicas, como:
-
Baixa visão
-
Cegueira
-
Visão monocular
-
Deficiência física
-
Deficiência auditiva ou surdez
-
Deficiência intelectual
-
Surdez-cegueira
-
Dislexia
-
Déficit de atenção
-
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
-
Discalculia
-
Diabetes
-
Gestantes e lactantes
-
Idosos
-
Estudantes em classe hospitalar ou outras condições específicas.
Para garantir o atendimento, é obrigatório apresentar laudo médico ou documento comprobatório que ateste a condição. O documento deve estar em língua portuguesa, ser legível, conter o nome completo do participante, o diagnóstico detalhado ou código CID-10, além da assinatura e identificação do profissional, incluindo número de registro no conselho de classe (como CRM).
Entre os recursos de acessibilidade disponíveis estão:
-
Provas em braile, ampliadas ou superampliadas
-
Leitor de tela
-
Sala individual
-
Tempo adicional
-
Mobiliário adaptado
-
Guia-intérprete, entre outros.
Candidatos também podem utilizar materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bomba de insulina e medidor de glicose, desde que autorizados previamente. Todos os itens permitidos constam no edital e serão conferidos durante os dias de aplicação das provas, que ocorrerão em 9 e 16 de novembro.
No caso das candidatas lactantes, é permitido levar um acompanhante adulto, que ficará responsável pelo bebê em uma sala reservada. A criança não pode permanecer na sala de prova. Esse acompanhante passará por revista eletrônica e qualquer interação com a participante será monitorada por um fiscal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário