quarta-feira, 15 de junho de 2011

CE faz primeiro transplante de pulmão do Norte/Nordeste


Há oito anos, o vendedor autônomo Francisco Eudes Aguiar, 46 anos, morador da cidade de Sobral, região Norte do Ceará, convivia com um enfisema pulmonar, doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos. O seu quadro clínico se agravou tanto que, há sete meses, seu Eudes dependia de um aparelho de oxigênio para sobreviver.

Mas, ontem, todo esse sofrimento chegou ao fim, pois o vendedor, finalmente, foi submetido a um transplante de pulmão. A cirurgia, feita no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital do Coração de Messejana), foi a primeira a ser realizada em todo o Norte e Nordeste do Brasil.

Pioneirismo

Antes, o transplante de pulmão só era realizado nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De acordo com a diretora do Hospital do Coração de Messejana, Socorro Martins, há um ano a unidade já havia sido avaliada pelo Ministério da Saúde, que a considerou apta para realizar o procedimento.

Contudo, diante da preparação da equipe médica, aliada à dificuldade de captação do órgão e ao criterioso protocolo de exames, os quais os pacientes devem submeter-se, a cirurgia só pode ser realizada ontem.

"Ele já não tinha mais condições de trabalhar. Se saísse de casa, era obrigado a voltar quatro horas depois para repor o oxigênio liquido que o mantinha vivo", explica a coordenadora clínica do transplante de pulmão do Hospital do Coração de Messejana, Cyntia Viana.

A médica ressalta que o enfisema pulmonar de Francisco Eudes Aguiar já estava em fase avançada e o funcionamento do pulmão esquerdo estava comprometido, com apenas 33, 9% da função normal.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário