quinta-feira, 16 de junho de 2011

PARABÉNS A RÁDIO LIBERDADE AM IGUATÚ

Uma das rádios de maior credibilidade do interior Cearense a Rádio Liberdade AM de Iguatú completou 49 anos de bons serviços à população de nossa região.

A Rádio Liberdade AM de Iguatu é uma das principais emissora da região Centro Sul do Ceará e hoje comemora 49 anos de fundação.

A data foi lembrada por muitos iguatuenses que reconhecem que a antiga rádio Iracema, hoje Liberdade, contribuiu muito para o desenvolvimento da região.

Vamos conhecer a história deste grande veículo de comunicação:

Uma emissora da Rede Iracema de rádio que funcionava em Fortaleza, Maranguape, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu. Funcionando em caráter experimental de 06 meses, sendo inaugurada oficialmente em 16 de junho de 1962 á rua DR. João Pessoa com o Coronel Virgilio Correia. Na festa de inauguração da emissora compareceram dentre os demais convidados, armando Vasconcelos, Aíla Maria, Vilamar Damasceno, Canhoto e seu conjunto, Alcides Gerarde e Núbia Lafaiete.

O primeiro operador da rádio foi Antonio Edilson Correia (Edilson Rolim) que durante a fase experimental fez locução e ainda foi cobrador e trabalhou como tesoureiro da rádio.

Alguns profissionais passaram por este microfone como: Antonio Cavalcante, Francinildo Felix, Walter Sudário, Marlene Teixeira, Rita Oliveira, Assis de Vasconcelos (Vasco), José Jaime Lourenço (J. Jaime), Ilton Palácio, Fran Pereira, Assis Araújo. Operadores de áudio como: José Adeodato Filho (chibatinha), Antonio Aelson Teixeira (sukita), José Alberto Dos Santos (J. Alberto) também fizeram parte da história desta rádio.

Alguns programas de rádio marcaram época, podemos destacar alguns como:

Lembrei-me de você.
Programa Musifone. Pedido de musicas pelo telefone que na época foi o maior sucesso devido à chegada do telefone.
Crônica do meio dia com Valdir Sombra Lopes.
Encontro ás cinco com a aprentação de Walter Sudário.

O primeiro diretor desta emissora na época rádio Iracema foi Lindenor Osterne (em memória) falecido em dezembro de 2006. Teve como diretor também Francisco Maronildo Lima que ajudou na história de sucesso da então rádio cidade de Iguatu. O primeiro redator e programador foi João Gualberto Filho, tendo Nonato Albuquerque como redator do jornal correspondente Imasa e depois apresentado pelo mesmo de hora em hora.

Esta é a história desta rádio que começou como Rádio Iracema, depois vindo a chamar-se Rádio Cidade de Iguatu e hoje é denominada de Rádio Liberdade AM de Iguatu. Há 45 anos, uma rádio pioneira na Região Centro Sul que até hoje é tida como a rádio de maior audiência pela programação de credibilidade no esporte, jornalismo, enfim em toda a sua programação diária que vai ao ar ás 04h30min horas da manhã.
Esta é a história desta emissora que hoje faz parte do cotidiano de milhares de ouvintes espalhados no interior do Ceará. Rádio liberdade AM de Iguatu (antiga Rádio Iracema e Rádio Cidade) o nome não importa, mais sim o respeito aos ouvintes.

Colaboração da história do rádio em Iguatu. Edilson Rolim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário