quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Buscando parcerias II


Em 1998, Ciro Gomes, então no PPS e hoje no PSB, foi candidato a presidente da República pela primeira vez. Disputou o cargo contra o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que venceu a reeleição, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ficou em segundo lugar.

Naquele ano, Icó foi um dos poucos municípios cearenses a ter o privilégio de receber a comitiva de um candidato a presidente da República. O pequeno comício aconteceu em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, no Largo do Theberge.

Para quem não sabe, Ciro Gomes, durante o seu governo, construiu e inaugurou em Icó o CERE - Centro de Referência Padre José Alves de Macêdo [daí o nome Cirão], a Casa de Cultura Mariinha Graça, o Centro de Nutrição "Viva Criança" e o Centro de Saúde "Viva Mulher". Obras que engrandeceram a gestão do então prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD).

Diante de todas estas benfeitorias, esperava-se que o médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias subisse no palanque do então presidenciável Ciro Gomes, o que não ocorreu, para a frustração de muitas das lideranças estaduais daquela época. O icoense preferiu apoiar, pedir votos e votar no então postulante FHC, que depois viria ser reeleito para mais um mandato, em detrimento daquele que ajudou bastante ao município de Icó, com alocação de verbas, construção de obras importantes e prestígio junto ao Governo do Ceará de outrora.

A frustração foi tamanha que, após este episódio, algumas "rusgas" ficaram entre eles por algum tempo. Politicamente, a família Ferreira Gomes cortou relações com a família Peixoto Farias desde esta época, quando foi realizado este pequeno comício do então presidenciável Ciro Gomes aqui na terrinha, por volta de 1998.

Mas agora a realidade é outra. E você aí, caro leitor, imagina algo sobre o teor da conversa envolvendo o futuro prefeito de Icó, Jaime Júnior (DEM), e o ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes, estampado na foto acima?

Primeiro, a liderança nacional parabenizou JJ pela grande vitória eleitoral no dia 07 de outubro, derrotando um grupo que se esfacelou e contava com a união de quatro ex-prefeitos, uma máquina administrativa a favor, o vice-governador e um senador.

Após, Jaime Júnior, como é de seu feitio, escutou atentamente os conselhos de um político experiente como Ciro Gomes, que desejou-lhe uma gestão próspera, desenvolvimentista e com crescimento sustentável, onde o Icó e sua gente serão os principais protagonistas. Ao final, ainda se colocou a inteira disposição do futuro prefeito icoense. Ter prestígio é a primeira ferramenta para garantir a governabilidade tão esperada. Pode crer!

Vale mencionar que esta conversa aconteceu nos bastidores do encontro realizado pelo governador Cid Gomes (PSB), na última terça-feira (20), no Centro de Eventos, em Fortaleza, com a presença de todos os prefeitos eleitos do Ceará, sem distinção partidária.

É o prefeito eleito Jaime Júnior buscando parcerias de sucesso para a sua gestão a frente do Palácio da Alforria, a partir de 01 de janeiro de 2013.

Bons frutos estão por vir na terra dos Icós. Quem sobreviver verá!

Blog do Voltaire Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário