sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Estudantes mostram pesquisas científicas


Uma variedade de estudos foi mostrada por alunos de escolas públicas de unidades da região de Iguatu


Iguatu Centenas de estudantes do ensino médio de seis municípios que integram a 16ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) participaram ontem, nesta cidade, da V Feira Regional de Ciências, Artes e Cultura. Neste ano, o evento abordou como tema central "Luiz Gonzaga: 100 anos do Rei do Baião". A programação incluiu mostra de experiências diversas, apresentações de dança, teatro, vídeo e música.



Estudantes da Escola Alfredo Nunes de Melo, de Acopiara, apresentaram um alimentador automático de animais. Explicaram que o invento serve para as pessoas que se ausentam de casa e o bicho fica só.




Pela manhã, os estudantes, oriundos de escolas dos municípios de Acopiara, Catarina, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô participaram do desfile por ruas desta cidade, sob animação da Banda Fanfarra da Escola de Ensino Médio Padre Luiz Filgueiras, da cidade de Nova Olinda, na região do Cariri cearense. Conduzindo faixas, painéis e cartazes, os alunos, em clima de animação, chamaram a atenção do público.



No Ginásio do Liceu de Iguatu, os alunos dividiram espaço de mostra das experiências em dezenas de estandes e das apresentações culturais de dança e música em um palco instalado no fim da quadra.



As feiras regionais de ciências, artes e cultura vêm ocorrendo em cidades sedes de Credes. Recentemente, foi realizada na cidade de Icó e agora chegou a vez de Iguatu. As experiências e as apresentações artísticas são livres, ficando sob a iniciativa de estudantes, com coordenação de professores. No evento de ontem, os alunos trouxeram experiências nas áreas de matemática, mecânica, linguagens e saúde. Em um dos estandes, os alunos Paula Bandeira e Romário dos Santos apresentaram uma pesquisa realizada com 200 famílias sobre a vulnerabilidade dos agricultores que utilizam agrotóxicos para o desenvolvimento de casos de câncer.



O trabalho foi realizado no distrito de São Pedro, zona rural de Jucás, por estudantes da Escola de Ensino Médio Josefa Alves. "Observamos que quem utiliza agrotóxico tem 27% a mais de chance de desenvolver a doença", disse a aluna Paula Bandeira. "Apenas dois por cento dos agricultores utilizam equipamentos de proteção individual e 20% já sofreram algum tipo de intoxicação". Outra pesquisa da localidade de São Pedro demonstrou a influência de palavras estrangeiras em nomes de lojas comerciais. "É a força do mundo globalizado", disse o aluno Mizael Gomes. "Os comerciantes usam essas palavras para chamar a atenção e atrair os consumidores". Palavras como ´baby´, ´life´, ´center´, ´shop´, e ´world´ estão presentes nas fachadas de empresas localizadas em áreas rurais do sertão.



Um alimentador automático de animais foi desenvolvido por um grupo de alunos da Escola de Ensino Médio Alfredo Nunes de Melo de Acopiara. "É para as pessoas que precisam ficar ausentes por horas ou mesmo dia", explicou o estudante, Manoel Rodrigues. "Utilizamos princípios da informática, robótica, física e mecânica". Automática em tempo pré-determinado, o equipamento libera grãos e ração.



DIÁRIO DO NORDESTE 
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário