segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PF FAZ MAIOR APREENSÃO DE CACAÍNA DO ANO NO CEARÁ

Agentes da Polícia Federal no Ceará, com o apoio de policiais rodoviários federais, realizaram, na tarde do último sábado, a maior apreensão de drogas, neste ano, no Ceará. Cerca de 300 quilos de cocaína pura, trazidos da Região Norte do País, foram encontrados em um caminhão-tanque com placa do Estado do Mato Grosso (MT). Duas pessoas foram presas em flagrante pelos ´federais´.

O carregamento de drogas foi interceptado no posto de fiscalização da PRF na BR-020, no Município de Parambu (408Km de Fortaleza), já perto da divisa do Ceará com o Piauí. O motorista do veículo, identificado como Saulo de Tarso da Silva; e um homem que, supostamente, estaria de carona, identificado como Rubens Ramos Holanda, foram presos em flagrante delito e trazidos para Fortaleza, onde foram autuados na Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE). A droga também já está nos depósitos da Superintendência da PF, no Bairro de Fátima.

Ainda hoje, a PF deverá convocar uma entrevista coletiva para dar detalhes da operação na divisa Ceará-Piauí que possibilitou a interceptação do carregamento de drogas.

Conforme as primeiras informações divulgadas acerca do fato, a PF vinha fazendo o monitoramento do veículo. A carga de cocaína teria como destino final a Capital cearense. No sábado pela manhã, os agentes da DRE se deslocaram até a divisa e pediram o apoio logístico da PRF para localizar e abordar o veículo que transportava a cocaína.

Transporte
Com base na descrição do veículo e sua rota, os agentes da PF montaram uma ´campana´. Por volta de 17 horas, a informação obtida nas investigações sigilosas se confirmaram, quando o caminhão-tanque apareceu na BR-020.

A origem da droga ainda está sendo apurada pela PF. Durante todo o domingo, os dois homens detidos foram interrogados na sede da PF. Depois de lavrado o flagrante, eles foram conduzidos à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde foram submetidos a exames de corpo de delito. Em seguida, retornaram para a Superintendência e hoje deverão ser encaminhados a uma das unidades do Sistema Penal, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

Segundo
Este foi o segundo grande carregamento de cocaína apreendido no Ceará em menos de duas semanas. Na noite de 26 de novembro, a Polícia Militar interceptou outra carreta onde estavam escondidos cerca de 107,8 quilos de cocaína. Três pessoas foram presas em, flagrante. A apreensão aconteceu quando a carreta saiu do Anel Viário, no Município do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) e entrou em um galpão com paca de aluguel.

Desconfiados do fato, policiais da Força Tática de Apoio (FTA) do 15º BPM, decidiram averiguar e acabaram sendo recebidos a tiros por um grupo que fazia a escolta da carreta. Os PMs revidaram e parte do bando acabou fugindo dali deixando para trás a carga de cocaína e três comparsas.
Foram presos o mineiro Joseph Alex Rodrigues, 27, natural de Maringá (PR); a namorada dele, Ducilene Sampaio, 27, nascida na cidade de Marialva (PR); e, ainda, o paulista Felipe Muniz dos Santos, 32, paulista da cidade de Santos.

Rota
As duas apreensões confirmaram para as autoridades da Segurança Pública do Ceará informações de que traficantes de outros Estados estariam mandando para este Estado grandes carregamentos de drogas, especialmente cocaína, cuja distribuição ficaria concentrada na Capital e Região Metropolitana.

Com as duas apreensões ocorridas recentemente, já é quase meia tonelada de cocaína tirada da posse dos traficantes, o que provocou um prejuízo de cerca de R$ 10 milhões.
As autoridades cearenses ainda investigam se há uma conexão de traficantes locais com a organização criminosa PCC.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário