domingo, 31 de agosto de 2014

PARABÉNS ORÓS, PARABÉNS AOS OROENSES PELOS 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Orós foi teve sua criação em: 15 de Setembro de 1956 e instalada em 25 de Março de 25/03/1959.   Toponímia: Orós é o nome de um pequeno arbusto que serve de alimento para o gado.   Variação Toponímica: Desmembrado de Icó.  Padroeira: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.            Dia - 01/09.

História: Suas origens estão vinculadas ao chamado Boqueirão do Orós, local tecnicamente estudado e aprovado como propício à construção de monumental reservatório hídrico (Século XIX). Não obstante esses referenciais, tem-se como pioneirismo o estabelecimento de fazendas, ainda no começo do mesmo Século, pelos Monte e Silva, em conflito territorial com a família Feitosa.

    Independente dessas origens consta evidentemente como povoadoras do conflitante território famílias representadas por Patrícios, Matineiros e Nunes da Costa, egressos do sítio saco da Onça, nas águas do Rio Estreito e local onde seria construído o açude Lima Campos. Esse novo gregamento, exatamente onde seria fundado a povoação de Orós, teve como referencial de posse das quais foram proprietária a senhorinha Dias Bastos e repassadas em operação de compra e venda aos recém-primeiros ensaios de povoamento, fundamentado em casas de moradia, cultivos agrícolas, casa-de-farinha e produção de cal.

    No limiar dos anos 20, tendo como Presidente da República o nordestino Epitácio Pessoa, saiu do casulo o projeto de construção do pré-falado reservatório. Houve como empreteira a firma norte-americana Dwight P. Robson. Atraídos pela breve realização de obras tão importantes, grande número de pretensos operários acercou-se do local, na perspectiva de emprego, fato que concorreu sobremodo para formação do rápido povoamento.

     Em nome do empreendimento, que afinal de contas abortaria, construiu-se por conta da empresa o respectivo canteiro de obras, deste constando dezesseis casas de apoio administrativo, o edifício conhecido por Casa dos Hóspedes, um Hospital e casa Geradora de energia elétrica, além do ramal  ferroviário via Iguatú, começando dessa fase o aqueduto que ligaria o Jaguaribe ao rio denominado Estreito, perenizando este em favor do sistema irrigatório. Tudo isso, finalmente, concorreu em prol da formação gregária, tendo-se por acréscimo as empresas F. Holanda e João Brasil Montenegro, respondendo este pela primeira indústria de beneficiamento de algodão em termos regionais.

Evolução Política: Distrito, com vinculação ao Município de Icó, conforme Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, e Município na forma da Lei nº 3.338, de 15 de setembro de 1956, ocorrendo sua instalação a 1º de setembro de 1957.

Igreja: A primitiva capela, dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, data de 1928, tendo como colaboradores o Dr. Egberto Carneiro da Cunha e José Fares Lopes. A missa inaugural teve como celebrante o padre Raimundo Rolim. Demolida a primitiva capela, em virtude de má localização, ergueu-se em outro local, contando para tanto com a efetiva colaboração popular (1965). Freguesia e Paróquia estão vinculadas ao Bispado de Iguatú.

GEOGRAFIA

Área: 598km².                                                      
Área(% em relação ao Estado): 0,36.                      
Altitude: 184m.                                                    
Latitude: 6°15’.                                                 
Longitude: 38°55’.                                                    
Mesorregião: Centro Su do Cearál.                   
Microrregião: Iguatu.                                              
Limites: Norte – Jaguaribe; Sul – Icó; Leste – Icó; Oeste – Iguatú.                     Distritos:    Santarém, Igaroí, Guassussé, Palestina.
Acidentes Geográficos: Rio Jaguaribe, Riacho Barão e Açude Orós.                            Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 852,4mm).
Atrativos Naturais: Small Cannyon (túnel próprio para canoagem), Gruta de Curicara (fonte de água natural).

ESTATÍSTICAS

População 21.447 habitantes.
Densidade Demográfica(hab/km²): 41,65.           
Distância da Capital Por Rodovia: 402km.
Vias de Acesso à Capital: CE-153, BR-116, BR-404, CE282.                                           
Abastecimento D’água: 2.280 ligações.
Energia Elétrica: N° de consumidoes-4.863. Total consumo-521.604.

PRODUÇÃO

Produtos Agrícolas- algodão arbóreo e herbáceo, banana, arroz, milho e feijão. Pecuária: bovinos, suínos e aves. Em suas terras registou-se a ocorrência de Magnesita                                     

 Eventos: Festa de São Pedro (29/junho), Festa da Padroeira (23/agosto a 01/setembro), Independência do Brasil (07/setembro), Festa de Nossa Senhora das Graças (08/setembro), Dia do Município (15/setembro), Festa da Nossa Senhora da Conceição (08/dezembro).
Em 1921, com o início dos trabalhos surgiram as primeiras construções de casas de residências, casas para trabalhadores, armazéns, galpões, hospital, prédio para usina e ereção de uma pequena igreja. Em pouco tempo o comércio ganhou impulso, ligando-se a Capital ao Estado por Rodovia. O ramal ferroviário que antes contribuía para o progresso da área foi desativado.

Gentílico: Oroense.

Formação Administrativa

Segundo o decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, figura no município de Icó o distrito de Orós.  Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Icó o distrito de Orós.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1955.

 Elevado à categoria de município com a denominação de Orós, pela lei estadual nº 3338, de 15-09-1956, desmembrado de Icó. Sede no antigo distrito de Orós. Constituído de 3 distritos: Orós, Guassussê e Igarói, todos desmembrado de Icó. Instalado em 25-03-1959.

 Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Orós, Guassussê e Igarói.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.  Pela lei estadual nº 7168, de 14-01-1964, é criado o distrito de Palestina e anexado ao município de Orós.

 Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Orós, Guassussê, Igarói, Palestina.  Assim permanecendo em divisão territorial datada 1988.
 Pela lei municipal nº 03, de 18-06-1991, é criado o distrito de Santarém ex-povoado e anexado ao município de Orós.


 Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 5 distritos: Orós, Guassussê, Igarói, Palestina e Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário