quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CANINDÉ TEVE 215 RAIOS ATÉ SEGUNDA

Canindé Este município foi o campeão em incidência de raios nas chuvas dos últimos dias no Ceará. De sábado (21/02) até a última segunda-feira, a Companhia Energética do Ceará (Coelce), registrou 2.479 raios em todo o Estado. Os municípios com maior número de descargas atmosféricas foram: Canindé, com 215; Paramoti, em segundo lugar, com 199; e Sobral, com 143.

De acordo com técnicos da Coelce, em 2015, foram contabilizadas 14.184 descargas em todo o Estado. Quixeré liderou as incidências de raios no Ceará, com 538 descargas; depois veio Granja, com 485; e, em terceiro, Canindé, com 444. Em 2014, foram registradas 153.470 descargas atmosféricas no Ceará. O Município de Granja foi o que registrou o maior número de incidências, com 9.530.

Fatalidade

Na comunidade de Sangria, no município de Paramoti, a dona de casa Maria do Socorro Bezerra, de 55 anos, perdeu o marido Francisco Amarildo Bezerra Nunes, de 57 anos, por conta da descarga de um raio, em 2014. Ele voltava do roçado com uma enxada nas costas e foi atingido. Morreu no mesmo instante.

Segundo o técnico em eletricidade Jeová Freitas, raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem, como entre nuvens ou também entre nuvem e terra.

"O raio vem sempre acompanhado do relâmpago (intensa emissão de radiação eletromagnética também visível), e do trovão (som estrondoso), além de outros fenômenos associados. Embora sejam mais frequentes intra-nuvens e inter-nuvens, as descargas diretamente no solo, a transferirem elétrons de nuvem para a terra (ou o contrário, conforme as polarizações mútuas) são objeto de maior interesse prático para o homem. A maior parte ocorre na zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associados a fenômenos convectivos, dos quais, quando é intensa a atividade elétrica, resultam as trovoadas'', explica Jeová.

Importância

O Especialista diz ainda que algumas teorias científicas consideram que essas descargas elétricas podem ter sido fundamentais no surgimento da vida, além de auxiliar na sua manutenção.

Na história humana, foi possivelmente a primeira fonte de fogo, fundamental no processo da evolução. Desta forma, os raios despertaram fascínio, sendo incorporado em inúmeras lendas e mitos representando o poder dos deuses.

Pesquisas científicas posteriores revelaram sua natureza elétrica e, desde então, as descargas têm sido alvo constante de monitoramento, por sua associação com sistemas de tempestades.

Em razão da grande intensidade (tensões e correntes elétricas), raios sempre são perigosos. Assim, edificações em geral, bem como os sistemas de transmissão de energia, necessitam de sistemas de proteção, que incluem os para-raios. Todavia, mesmo com as proteções (nem sempre são projetadas ou construídas corretamente), os raios ainda deixam milhares de mortos e feridos por todo o mundo.

Características

"Como fenômenos de alta energia, os raios manifestam-se usualmente como um trajeto extremamente luminoso que percorre longas distâncias, às vezes com ramificações. Contudo, existem formas exóticas, como o raio globular, cuja natureza se desconhece, existindo somente relatos deste fenômeno. A grande variação do campo elétrico das descargas na troposfera pode dar origem a esses eventos luminosos na alta atmosfera", explica. "São utilizados também métodos artificiais para criar descargas atmosféricas com finalidade científica. Em outros planetas do sistema solar também ocorrem raios, especialmente em Júpiter e Saturno'', conclui.

Saiba mais

Como se proteger

- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico, ligados à tomada

- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica

- Evitar consertos de instalações elétricas

- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa

- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e, principalmente, linhas telefônicas ou elétricas

- Evitar ficar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados


Diário do Nordeste - Antônio Carlos Alves Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário