sábado, 21 de fevereiro de 2015

CHUVAS SERÃO ABAIXO DA MÉDIA, AFIRMA FUNCEME

Estudos divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante a tarde de ontem, apontam que existem 50% de chance da quadra chuva, entre os meses de março, abril e maio, ser abaixo da média histórica. Isso é resultado da pouca mudança, em fevereiro, da temperatura atmosférica dos oceanos Pacífico e Atlântico, o que indica um enfraquecimento das precipitações no Estado.

> Chove em 130 municípios do Ceará

A expectativa de que chova em uma quantidade esperada para esse período do ano é de 35%, já para que as precipitações sejam acima do estimado são de, apenas, 15%. "As chuvas aqui no Ceará dependem da temperatura atmosférica, principalmente do Oceano Atlântico, do Trópico Sul e do Norte. Precisamos que o Trópico Sul se aqueça mais que o norte para que a Zona de Convergência Intertropical ocorra bem", explica o meteorologista da Funceme, Leonardo Valente.

Mas, ainda segundo o estudioso, não se pode afirmar com certeza o que ocorrerá durante essa época. "O fato da maior probabilidade ser que não atinja a média não significa que as precipitações não possam acontecer. Afinal, estamos no período mais chuvoso do ano", assegura.

A média histórica de precipitações acumuladas no Estado entre os meses de março, abril e maio é de 480,3mm. As médias de cada um dos próximos três meses são 206,2mm, 184,3mm e 89,9m, respectivamente.

"O último período chuvoso que foi acima da média histórica foi em 2009. Em 2010, o resultado foi 50% abaixo da expectativa; 2011 conseguiu ultrapassar a média em 8,5%; nos anos de 2012, 2013 e 2014 foram inferiores ao esperado", lembra o meteorologista.

Seca

Por se tratar do quarto ano consecutivo de seca, as chuvas contabilizadas em 2015 pela Funceme apresentam índices preocupantes e que podem agravar a situação. Em janeiro, quando a média é 98,7mm, choveu somente 28,6mm. Em fevereiro, a expectativa é de 127,1mm e choveu, até hoje, 52,4mm, ressaltando que ainda faltam oito dias para terminar o mês.

A análise mostra também que as precipitações no centro sul do Estado tendem a ficar mais próximas da média histórica, enquanto na metade norte a tendência são índices mais baixos de chuva no acumulado do trimestre.

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, existem fortes chances que a Zona de Convergência Intertropical, principal causadora das precipitações da região, não atue por aqui. Por isso, a possibilidade do impacto ser negativo nas quadras chuvosas aumenta.

Apesar das chuvas registradas em várias regiões do Ceará, as condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico não sofreram relevantes alterações em fevereiro e, dessa forma, permanecem desfavoráveis para precipitações regulares no Estado entre os meses durante o próximo trimestre.


Diário do Nordeste - Ana Beatriz Vieira Especial para Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário