segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

VÁRZEA ALEGRE TEM PRIMEIRO CASO DE MICROCEFALIA

Foi confirmado o primeiro caso de microcefalia em Várzea Alegre, por meio do secretário de Saúde do município, Fernando Fernandes, e do médico pediatra Menezes Filho. Segundo Fernando Fernandes, a criança, um menino, filho de um casal residente no bairro Varjota, nasceu nesta quinta­feira, 18, à noite, no Hospital São Raimundo Nonato.

O médico Menezes filho disse que a criança nasceu com perímetro encefálico medindo 31 centímetros, quando o normal é que esse perímetro meça a partir de 32 centímetros. O médico disse que a última ultrassonografia realizada na mãe da criança, na segunda feira, 15, já apontava para um caso de microcefalia.

As medidas de acompanhamento por parte da secretaria de Saúde da cidade, de acordo com Fernando Fernandes, já estão sendo tomadas, como o encaminhamento da criança e da mãe para avaliação no laboratório do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.

A viagem da mãe e da criança para a capital será na segunda­feira, 22, e o atendimento para a avaliação está previsto para as 13h. A avaliação, que será feita na mãe e na criança, no Albert Sabin, é para conferir se caso de microcefalia está ligado ao zika vírus.

O Dr. Menezes Filho explicou que nem a mãe e nem o pai do menino tinham sintomas de zika vírus. Ele esclareceu que em 80% dos casos, o zika vírus não apresenta sintomas, daí a necessidade de uma avaliação mais aprofundada do caso, sendo este também o procedimento recomendado pela Secretaria de Saúde do Estado. O médico fez questão de citar que a criança nasceu de parto normal e que mãe e filho estão bem, inclusive com o bebê sendo amamentado normalmente.

Além do zika vírus, cujos estudos científicos apontam para uma ligação com os casos de microcefalia, problemas genéticos ou infecciosos também podem causar a malformação.

Fonte: Diário Centro Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário